Cirurgias sem ser necessário contacto físico? Conheça a realidade do 5G

5G

Nesta edição da Mobile World Congress em Barcelona o 5G foi rei e já foi possível ver várias empresas a prepararem os seus produtos para a nova geração de rede. Mas afinal o que é o 5G e o que podemos esperar dele?

O 5G será a nova geração de rede móvel que nos irá permitir fazer downloads a velocidades que poderão atingir os 50 gb/s. No entanto, a velocidade é apenas um dos pequenos benefícios que esta tecnologia nos irá trazer.
Esta rede irá eliminar a lantência ou o atraso entre um pedido de ação e a realização da mesma. Embora não o consigamos perceber, o 4G possui uma latência considerável, o que impossibilita este tipo de ações e a velocidade de transmissão de dados é bastante limitada. Isto irá permitir controlar um aparelho remota e completamente em tempo real. Graças a isto poderemos ter por exemplo uma cirurgia a decorrer, sem que o paciente e o cirurgião estejam presentes fisicamente.

Isto é apenas um dos exemplos. Se agora imaginarmos os nossos carros, casas e equipamentos todos ligados a uma rede poderemos controlar praticamente tudo sem sair do lugar.

Nesta edição da MWC a ZTE apresentou o gigaphone, um protótipo que é capaz de utilizar uma rede pré-5G, visto estar a descarregar dados à velocidade de 1gb por segundo. A Qualcomm também apresentou a sua visão da rede e depois de ter apresentado em 2016 o primeiro Modem capaz de suportar velocidade de 5G, possuí agora vários processadores pensados para suportar este novo tipo de rede.

As possibilidade não são infinitas mas quase.

Deixar um comentário

Subscreva a nossa newsletter:

Campos marcados com * são obrigatórios.

Mais artigos

ver todos os artigos