WWDC 2021: As grandes novidades do iOS 15 – iServices

    WWDC 2021: As grandes novidades do iOS 15

    28/06/2021 - 01:45 - Leonardo Jesus, Técnico de Marketing
    novidades_ios15

    A Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) é a conferência organizada, anualmente, pela Apple.

    A WWDC 2021 decorreu nos dias 7 e 11 de junho e várias foram as novidades anunciadas pela Apple. A marca da maçã deu a conhecer o que tem reservado para os utilizadores durante o próximo ano. Destacam-se as atualizações de software, as novas funcionalidades e atualizações de aplicações já conhecidas, desenvolvidas pela Apple. Estes updates elevam e tornam mais próximos dos utilizadores, os sistemas desenvolvidos pela marca fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

    Ao contrário do ano passado, Tim Cook, CEO da Apple Inc., subiu a palco com a plateia cheia de... Memojis!

    wwdc_2021_publico

    iOS 15: Todas as novidades.

    Como já era de esperar, o sucessor do iOS 14 chegará em breve aos utilizadores. O iOS 15, dedicado ao iPhone, promete melhorias a todos os utilizadores dos smartphones da Apple.

    iOS15

    Foi no FaceTime que caíram as primeiras atenções, deste que é o serviço de videochamadas da Apple. O FaceTime irá então contar com o Spatial Audio, garantido uma maior qualidade de som nas chamadas. Este serviço tornará o som mais nítido, graças às funcionalidades de isolamento de voz, ou seja, tem a capacidade de reduzir o ruído de fundo. As chamadas de grupo também foram alvo de melhoramento no seu layout, apresentando-se de uma melhor forma nos ecrãs. Com o iOS 15, será possível fazer partilha de vídeo, som e ecrã no FaceTime. Ou seja, através do serviço SharePlay, poderemos facilmente ver um filme, uma série ou qualquer outro tipo de conteúdo, durante uma videochamada.

    shareplay

    Mas as novidades relacionadas com o FaceTime trazidas pelo iOS 15 não ficam por aqui. Será possível fazer o agendamento de chamadas de vídeo através de link, como já fomos habituados pelo Zoom. Surge também a possibilidade de aceder ao FaceTime através do browser, tornando o acesso, por parte de utilizadores Android e Windows, a este serviço que, até agora, era exclusivo dos utilizadores de equipamentos da Apple.

    facetime_ios15

    Passando agora para o iMessage, a chegada do Shared With You marca as novidades destinadas ao aplicativo e a outros serviços da Apple. O Shared With You permite a partilha de conteúdo, que pode ser consultado a qualquer altura, com outros utilizadores.

    Com o iOS 15 nem o painel de notificações foi esquecido na hora dos melhoramentos. Com este upgrade do sistema operativo, os utilizadores terão acesso a um resumo das notificações, podendo consultá-las com mais calma, assim que for oportuno. Esta atualização permite uma gestão mais inteligente das notificações que recebemos.

    Outra novidade que o iOS 15 nos traz foca na capacidade que este terá de ler e converter texto, diretamente para o uso do utilizador. Esta nova funcionalidade é minuciosa ao ponto de ser capaz de identificar números de telefone, permitindo a ligação direta. Este serviço é garantido pelo Live Text, semelhante ao Google Lens, é capaz de ler o texto que esteja escrito em imagens.

    Abordando o campo das pesquisas, o Spotlight terá agora a capacidade de fazer a pesquisa das imagens que o utilizador tenha guardadas no seu dispositivo ou iCloud (desde que esta esteja sincronizada com o mesmo). O iOS 15, desta forma, facilita a pesquisa daquelas fotografias que não conseguimos encontrar.

    Os developers da Apple não esqueceram a Siri no momento de conceber o iOS 15. A marca anunciou que a assistente virtual dos utilizadores de iPhone terá notáveis melhorias. O sucessor do iOS 14 tornará a Siri mais responsiva, já que seu acesso poderá ser feito totalmente offline. A marca da maçã reforça que a Siri fará o processamento de comandos de voz sem a necessidade de uma ligação à Internet, ou seja, a assistente virtual irá conectar-se aos servidores da Apple, mesmo estando offline. Dentro de todas estas novidades, destacamos o facto de este upgrade do sistema operativo trazer também a Siri a utilizadores de outros sistemas operativos não produzidos pela Apple.


    Foi reforçado pela Apple que o principal objetivo do iOS 15 é manter o utilizador sempre conectado e, aproveitando o que de inteligente têm os seus dispositivos, com mais vontade de explorar o mundo em seu redor. Por isso, o novo iOS estará disponível para os seguintes equipamentos:

    • iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max;
    • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
    • iPhone XS, XS Max;
    • iPhone XR;
    • iPhone X;
    • iPhone 8, 8 Plus;
    • iPhone 7, 7 Plus;
    • iPhone 6S, 6S Plus;
    • iPhone SE, SE 2020;
    • iPod Touch 7ª Geração.

    São estas as novidades, apresentadas por Craig Federighi na WWDC 2021, que a iServices considera as mais importantes a reter e que mal podemos esperar para as experimentar! A previsão de lançamento do iOS 15 é apontada, por muitos internautas, para o mês de setembro.

    Autentique-se para comentar

    Login