O seu Macbook já não é o que era? Saiba como fazer uma manutenção correta.

Com a utilização normal do seu macbook é natural que este demore mais tempo a aceder à informação que tenha nele guardado. Muitas vezes esta “lentidão” é atribuída à RAM do equipamento, o que não corresponde à realidade.

Como qualquer outro produto, um computador requer manutenção, isto caso o utilizador o queira manter a funcionar de forma rápida e acessível durante anos. Como tal, não dê ouvidos a quem lhe diz que o seu macbook não necessita de ser formatado ou limpo de vez em quando.

Embora consiga apagar ficheiros e até programas do seu computador sem o formatar, existem sempre ficheiros temporários que só com a formatação deixam de ocupar espaço. Daí ser fundamental fazer uma formatação ao seu macbook de tempos a tempos, dependendo da utilização do mesmo.

Além do software, é necessário fazer manutenção ao hardware. A melhor forma de o conseguir é ir fazendo limpezas para remover todos os resíduos presentes no interior do seu computador. Esta limpeza deve incluir ainda a substituição da pasta de Térmica. Esta pasta serve para aumentar a aderência entre o dissipador de calor e o processador, para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. No entanto com o passar do tempo vai perdendo as suas características. Assim, em vez de cumprir a sua função, começa a fazer precisamente o contrário e o computador começa a aquecer cada vez mais rápido.

Mas afinal o que podemos fazer para evitar o desgaste mecânico do disco rígido do computador? Em vez de pensar em aumentar a RAM do mesmo, deve pensar em colocar um SSD.

O SSD permite um acesso muito mais rápido à informação, tão rápido que vai parecer que acabou de adquirir o computador. Se o seu macbook tiver um leitor de CD’s, poderá substituí-lo por um SSD e assim terá acesso a ambos os discos. O ideal será instalar o sistema operativo no SSD, para que este responda de forma rápida a ligar/desligar, e às normais funções do software.

Se por outro lado, já não tiver drive de leitura de CD’s, terá de substituir o seu disco rígido por um SSD, que depois poderá usar como disco externo.

Após a limpeza, formatação e adição de um SSD, verá que afinal o seu MAC ainda se mantêm capaz de realizar as mais complicadas tarefas.

Todas estas intervenções devem ser feitas por um técnico certificado de forma a garantir que todos os processos são feitos corretamente. Poderá encontrar técnicos qualificados nas nossas iServices.

Subscreva a nossa newsletter:

Campos marcados com * são obrigatórios.

Mais artigos

ver todos os artigos