NFC, o que é? E como funciona?
O NFC (Near Field Communication) é mais um bom exemplo de que a tecnologia está presente nos nossos dias. Neste artigo da iServices, explicamos tudo sobre este recurso.
O que é o NFC?
O NFC ou Comunicação de Proximidade, é uma tecnologia que permite a troca de dados entre equipamentos a uma pequena distância. Geralmente são cerca de 4 centímetros e é uma comunicação sem fios e funciona via indução magnética. Uma das grandes vantagens do NFC é a rapidez e a facilidade de uso, em que basta aproximar dois equipamentos compatíveis com esta tecnologia e estabelecer a ligação.
Como funciona o NFC?
O NFC usa várias normas de comunicação que asseguram a interação entre telemóveis, leitores de cartões, entre outros acessórios ou gadgets. Os principais modos de operação no NFC são:
- - Modo ativo: os equipamentos geram entre si um campo magnético para a transferência de dados e informações. Como já se faz, a título de exemplo, na troca de dados entre dois Smartphones.
- - Modo passivo: apenas um dos equipamentos cria o campo magnético, enquanto o outro dá a resposta. Um bom exemplo deste modo, são os cartões contactless que usamos para pagamentos.
Para começar a usar o NFC, tem de ter um equipamento equipado com esta tecnologia e ativá-la. Quando um equipamento NFC entra no raio de alcance de outro, a transferência de dados e informações pode acontecer de forma rápida, fácil e segura.
Esta tecnologia NFC é usada em pagamentos contactless, como Apple Pay ou Google Pay. Para além disto, a Apple já usa esta tecnologia como padrão nos iPhones e é possível emparelhar equipamento com Bluetooth e partilhar ficheiros ou abrir portas com fechaduras inteligentes. Se o teu Smartphone tem NFC, aproveita ao máximo esta tecnologia para facilitar a tua vida.
Conecte-se
Seja para lazer ou para uso profissional e se o espirito aventureiro está-lhe no sangue, este novo drone da DJI foi feito especialmente
Spark é o mais recente drone lançado pela DJI que inclui toda a tecnologia da marca num espaço tão pequeno que cabe na palma da sua mão.
A guerra na Ucrânia e os confinamentos na China poderão estar por trás deste recuo de mercado. Saiba tudo no nosso blogue.