Apple apresenta novidades em Acessibilidade
Este artigo tem mais de 2
anos e poderá estar desatualizado..
Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
23/05/2022 - 10:38
- João Vitor Gomes Patrício
A tecnológica de Cupertino celebrou na semana passada o Dia Mundial de Conscientização para a Acessibilidade com o anúncio de novas funcionalidades para os utilizadores de dispositivos Apple com incapacidades aos níveis visual e auditivo.
As novidades em acessibilidade da Apple passam por uma série de novas funcionalidades para iPhone, Apple Watch ou iPad, marcando o rumo da marca no seu compromisso de longo prazo de chegar a todo o tipo de utilizadores. No Blog iServices apresentamos algumas das novidades.
- • Deteção de portas para cegos ou pessoas com visibilidade reduzida. Esta funcionalidade estará disponível em todos os iPhones e iPads equipados com sensor LiDAR, combinando este componente com a câmara e o machine learning do equipamento. Trata-se de uma função que informa o utilizador da distância a que se encontra de uma porta, informá-la se esta se encontra aberta ou fechada, o mecanismo de abertura, e inclusive lê informações como letreiros, número da porta, ou símbolos de acessibilidade inerentes à porta. Este modo de deteção de portas será integrado no modo de Deteção de atenção, e poderá ser usado simultaneamente com as funcionalidades de reconhecimento de pessoas ou de descrição de imagens.
- • Acessibilidade motora para o Apple Watch. Para utilizadores de Apple Watch com incapacidades físicas ou motoras, foi divulgado o Apple Watch Mirroring. Este integra o controlo por voz do iPhone e permite transmitir o ecrã do Apple Watch no ecrã do iPhone, e controlar o smartwatch remotamente e aceder a funcionalidades como a medição de oxigénio no sangue, pressão arterial, entre outros. Outra funcionalidade, no botão do Apple Watch, está relacionada com a definição de pequenos gestos para ativar ações como atender ou terminar chamadas, tirar fotografias, reproduzir ou pausar música; sejam eles um duplo clique no botão ou rodá-lo sem necessidade de usar o ecrã.
- • Legendas automáticas. A pensar na comunidade surda, a Apple irá incorporar um sistema de legendagem automática para que os utilizadores com dificuldades auditivas possam acompanhar chamadas via Facetime ou transmissões de vídeo. As legendas podem ser ajustáveis, nomeadamente no tamanho da letra.
- • Novos idiomas para o VoiceOver, estendendo a funcionalidade para 20 novas línguas e localizações regionais. • Buddy Controller, que converte jogos de múltiplos controlos em apenas um.
- • Tempo de espera da Siri, definindo o intervalo de tempo até a Siri processar o comando de voz, para utilizadores com dificuldades de fala.
- • Modo Soletrar no Controlo por Voz.
- • Reconhecimento de sons, onde o utilizador pode personalizar o dispositivo para reconhecer sons como a campainha de casa, eletrodomésticos ou alarmes.
- • Melhoramento do Apple Books, nomeadamente na experiência de leitura, com a personalização de negritos no texto, ajuste de linhas, caracteres ou espaçamento entre palavras.
Na iServices somos especialistas em reparação Apple. Visite os nossos especialistas numa das nossas lojas físicas por todo o país.
Conecte-se
Os dados divulgados pelo Consumer Reports, site norte-americano especializado em avaliações e comparações de equipamentos tecnológicos, dão-nos a resposta a esta questão.
Sabia que o novo iOS 16 já está disponível? Saiba tudo sobre a atualização de software do iPhone e como consegui-la!
Ainda não usas a iCloud no teu dia a dia? Está na hora! No blog da iServices vais ficar a saber as maiores vantagens desta ferramenta.