fb-view Como proteger o seu smartphone do calor – iServices

    Como proteger o seu smartphone do calor

    Este artigo tem mais de 3 anos e poderá estar desatualizado..
    Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
    13/08/2021 - 02:36 - Leonardo Jesus, Técnico de Marketing
    Como proteger o seu smartphone do calor

    O mês de Agosto chegou e com ele os dias mais quentes do ano. As idas à praia, piscina ou as férias, em que aproveitamos para ir passear a um sítio novo, são zonas muito propicias à exposição dos nossos smartphones ao calor. Tudo isto leva a um aumento do risco do nosso dispositivo sobreaquecer e, consequentemente, sofrer algum tipo de danos que podem prejudicar o seu desempenho.

    Nestes dias, é normal agarrarmos no nosso smartphone e ele estar a escaldar, alguns emitem mesmo uma notificação a avisar que o dispositivo se encontra demasiado quente. Apesar de estes equipamentos serem cada vez mais resistentes a quedas e danos causados pela água, a temperatura continua a ser o calcanhar de Aquiles da indústria de smartphones.

    Os componentes internos do smartphone podem ficar danificados, perante temperaturas demasiado altas. Um dos elementos mais afetados pelo excesso de calor é a bateria que muitas das vezes começa a inchar, o que pode levar não só à necessidade de trocar a bateria, mas também à reparação/substituição de outras peças que podem ser danificadas por consequência, como o ecrã, por exemplo.

    Este é um problema comum a qualquer smartphone que, apesar de não ser muito comum, continua a ser necessário saber como reagir numa situação destas, principalmente no verão, em que as temperaturas atingem valores mais altos. Por isso, ao longo deste post, explicamos como poderá evitar e proceder de forma a evitar danos causados pelo excesso de calor.

    Evite deixar o smartphone no carro. Um carro, principalmente quando estacionado ao sol, funciona como uma estufa. O calor entra, mas não sai. Dentro da viatura, as temperaturas podem atingir valores superiores às registadas na rua. Recomendamos, por isso, que caso vá algum lado, mesmo que seja por pouco tempo, evite deixar o smartphone dentro do carro, mesmo que seja dentro do porta-luvas ou num local que esteja tapado pelo sol.

    O uso constante do smartphone é uma das causas de aquecimento do dispositivo. Fazer scroll nas redes sociais, jogar, tirar fotos ou ver vídeos pode fazer com que a bateria trabalhe mais. Isto irá fazer com que a bateria aqueça que, em conjunto com o calor exterior, irá ser uma das causas dos danos causados pelo sobreaquecimento do equipamento. Assim, quando sentimos o nosso smartphone muito quente, devemos fechar todas as aplicações e deixar o smartphone em repouso e esperar que a temperatura do dispositivo volte a valores normais.

    Nos dias mais quentes, não devemos andar com o smartphone no bolso, se quisermos que a temperatura do dispositivo mantenha valores aceitáveis. Com o calor, a nossa temperatura corporal também aumenta, por isso, é provável que o smartphone entre em sobreaquecimento quando dentro do nosso bolso, principalmente se estivermos ao sol. Uma boa forma de preservar a temperatura do smartphone é colocá-lo numa bolsa ou numa mochila e, se possível, mantê-lo sempre à sombra.

    Devemos ter atenção ao local onde deixamos o smartphone. Ter o nosso dispositivo exposto diretamente à luz do sol irá certamente provocar o aumento da temperatura do smartphone. Uma boa forma de evitar esta situação, caso não seja possível manter o smartphone longe da luz solar, é desligar o equipamento e tentar utilizar apenas à sombra. Outra forma é colocar algo a cobrir o smartphone.

    É importante que, assim que recebemos a notificação de alerta para a temperatura do dispositivo o desliguemos. Desta forma o equipamento irá arrefecer de uma forma mais rápida, uma vez que não vai haver qualquer outra fonte de calor, para além da temperatura ambiente. Tirar a capa também irá ajudar o seu smartphone a arrefecer mais depressa, uma vez que este acessório acaba por funcionar como retenção de calor.

    Mas não só a temperatura ambiente pode ser o motivo do smartphone entrar em aquecimento. A utilização de um carregador que não seja indicado para o seu dispositivo ou a danificação do carregador ou do cabo podem provocar o aumento da temperatura do seu smartphone. Isto pode ainda provocar danos graves na bateria do equipamento, o que se pode traduzir no inchaço da mesma. Nesta situação, o melhor será retirar o equipamento do carregador e pensar em trocar o mesmo.

    Outra forma de evitar que o smartphone sobreaqueça e que disso haja consequências menos agradáveis é utilizar apenas as funcionalidades necessárias. Ou seja, desligar o wifi, os dados móveis, a localização, entre outras, quando não necessitamos delas é benéfico para a regularização da temperatura do smartphone. Quantas mais funcionalidades tiverem ativos, maior será o desempenho do equipamento, o que se traduz num aumento de energia consumido pela bateria e, consequentemente, do aumento da temperatura do dispositivo.

    Terminamos este post com uma última dica. Esta destina-se aos menos sortudos que, ou não foram a tempo deste conjunto de sugestões e que viram o seu smartphone danificado pelo aumento anormal da temperatura do smartphone.

    Se o seu equipamento apresenta danos causados pelo sobreaquecimento do mesmo, visite uma das lojas iServices! Os nossos técnicos irão proceder a um diagnóstico gratuito, onde analisam que componentes se encontram danificadas e efetuar as reparações necessárias, na hora. Se não lhe for possível descolar-se a uma das nossas lojas, pode aproveitar o nosso serviço de recolha que, sem qualquer custo adicional, irá levar o seu telemóvel até ao nosso laboratório. Se viver ou trabalhar no Porto pode sempre optar pelo nosso serviço de reparação à porta, através do nosso laboratório móvel.

      Autentique-se para comentar