fb-view Dia Internacional da Terra - iServices

    Dia Internacional da Terra

    Este artigo tem mais de 3 anos e poderá estar desatualizado..
    Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
    21/04/2021 - 07:07 - Leonardo Jesus, Técnico de Marketing
    Dia Internacional da Terra
    A importância de proteger a nossa "casa"!

    As alterações climáticas, os desastres naturais e a extinção de espécies que tão bem conhecemos, são cada vez mais comuns. Os níveis de poluição no planeta Terra têm vindo a registar um aumento drástico, desde a primeira revolução industrial, provocando um efeito negativo do equilíbrio dos ecossistemas.


    A influência das atividades humanas no nosso planeta têm vindo a prejudicar, e muito, não só a nossa saúde mas também a de todos os restantes seres vivos. Imagens como cidades ?inundadas? pelo smog, devido à intensificação da emissão de gases, ou ?marés? de lixo nas águas são, infelizmente, cada vez mais comuns. O ser humano tem, ao longo dos últimos séculos, consciente e inconscientemente, danificado o meio ambiente através das mais diversas ações pondo em causa não só a própria sobrevivência da humanidade mas, e ainda com mais incidência, a de todos os outros animais e plantas.


    Nos Estados Unidos da América, o senador Gaylord Nelson, também conhecido por ser ativista ambiental, fez inúmeros esforços como tentativa de sensibilizar o governo americano para as alterações climáticas e todas as outras consequências associadas à poluição provocada pelas ações do Homem no ambiente. Por isso, em 1970 convocou uma manifestação, com o propósito de sensibilizar toda a gente com a sua causa. A mesma realizou-se no dia 22 de Abril, do mesmo ano, e estiveram envolvidas cerca de duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e, também, centenas de comunidades.


    Todos os anos, no dia 22 de abril, ambientalistas saem à rua com o intuito de chamar à atenção a população mundial, e principalmente os seus lideres governamentais, para as proporções que a poluição está a tomar na vida do nosso planeta. Apresentam possíveis soluções e estilos de vida mais sustentáveis, e procuram convencer os governos a introduzir este tema na educação as camadas mais jovens. Até 2009, este dia não era reconhecido pela ONU. No entanto, a partir desse ano, o dia 22 de abril ficou definido como o Dia Internacional da Terra, continuando a verificar-se as manifestações de cariz ambiental sempre com o mesmo intuito.


    Algumas formas de reduzir o impacto das nossas ações diárias no ambiente passam pela redução de desperdícios e, conscientemente, reutilização de materiais que já não dissociamos do nosso dia a dia. Campanhas relacionadas com a reciclagem são frequentemente abordadas em Portugal, por exemplo, e já vemos a criação de modelos de negócios que sem darmos conta acabam por dar vida a materiais, equipamentos ou objetos que pensávamos não terem mais qualquer utilidade.


    Na iServices, procuramos reduzir o desperdício, neste caso de equipamentos como smartphones, computadores, tablets e outros gadgets. O mercado das reparações e dos recondicionados mostra-se amigo do ambiente e sustentável, uma vez que acaba por reciclar até aqueles materiais que, supostamente, não teriam uma segunda oportunidade e acabariam por ser descartados e deixados à extrema longa decomposição.


      Autentique-se para comentar