Dia Internacional da Terra

A importância de proteger a nossa "casa"!
As alterações climáticas, os desastres naturais e a extinção de espécies que tão bem conhecemos, são cada vez mais comuns. Os níveis de poluição no planeta Terra têm vindo a registar um aumento drástico, desde a primeira revolução industrial, provocando um efeito negativo do equilíbrio dos ecossistemas.
A influência das atividades humanas no nosso planeta têm vindo a prejudicar, e muito, não só a nossa saúde mas também a de todos os restantes seres vivos. Imagens como cidades ?inundadas? pelo smog, devido à intensificação da emissão de gases, ou ?marés? de lixo nas águas são, infelizmente, cada vez mais comuns. O ser humano tem, ao longo dos últimos séculos, consciente e inconscientemente, danificado o meio ambiente através das mais diversas ações pondo em causa não só a própria sobrevivência da humanidade mas, e ainda com mais incidência, a de todos os outros animais e plantas.
Nos Estados Unidos da América, o senador Gaylord Nelson, também conhecido por ser ativista ambiental, fez inúmeros esforços como tentativa de sensibilizar o governo americano para as alterações climáticas e todas as outras consequências associadas à poluição provocada pelas ações do Homem no ambiente. Por isso, em 1970 convocou uma manifestação, com o propósito de sensibilizar toda a gente com a sua causa. A mesma realizou-se no dia 22 de Abril, do mesmo ano, e estiveram envolvidas cerca de duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e, também, centenas de comunidades.
Todos os anos, no dia 22 de abril, ambientalistas saem à rua com o intuito de chamar à atenção a população mundial, e principalmente os seus lideres governamentais, para as proporções que a poluição está a tomar na vida do nosso planeta. Apresentam possíveis soluções e estilos de vida mais sustentáveis, e procuram convencer os governos a introduzir este tema na educação as camadas mais jovens. Até 2009, este dia não era reconhecido pela ONU. No entanto, a partir desse ano, o dia 22 de abril ficou definido como o Dia Internacional da Terra, continuando a verificar-se as manifestações de cariz ambiental sempre com o mesmo intuito.
Algumas formas de reduzir o impacto das nossas ações diárias no ambiente passam pela redução de desperdícios e, conscientemente, reutilização de materiais que já não dissociamos do nosso dia a dia. Campanhas relacionadas com a reciclagem são frequentemente abordadas em Portugal, por exemplo, e já vemos a criação de modelos de negócios que sem darmos conta acabam por dar vida a materiais, equipamentos ou objetos que pensávamos não terem mais qualquer utilidade.
Na iServices, procuramos reduzir o desperdício, neste caso de equipamentos como smartphones, computadores, tablets e outros gadgets. O mercado das reparações e dos recondicionados mostra-se amigo do ambiente e sustentável, uma vez que acaba por reciclar até aqueles materiais que, supostamente, não teriam uma segunda oportunidade e acabariam por ser descartados e deixados à extrema longa decomposição.
Conecte-se
Outros Artigos
União Europeia assegura roaming gratuito até 2032
A lei que permite utilizar o mesmo plano de telecomunicações no espaço comunitário foi estendido por mais 10 anos, com obrigações tanto do lado das empresas de telecomunicações, como do lado dos clientes....
Instagram poderá converter todos os vídeos em Reels
A plataforma ainda não esclareceu se será uma implementação definitiva ou se afetará os conteúdos de vídeo já existentes....
Conheça os cuidados a ter com o som do seu telemóvel
Os componentes de som do seu telemóvel merecem todo o seu cuidado, especialmente nestes meses de verão. Saiba tudo!...