fb-view 5,3 mil milhões de smartphones desperdiçados em 2022

    5,3 mil milhões de smartphones serão desperdiçados este ano

    Este artigo tem mais de 2 anos e poderá estar desatualizado..
    Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
    19/10/2022 - 09:38 - João Vitor Gomes Patrício
    5,3 mil milhões de smartphones serão desperdiçados este ano

    O relatório do Fórum internacional apela a um maior uso de materiais reciclados na produção de novos equipamentos.

    No passado dia 14 de outubro celebrou-se o dia do e-waste, ou dia do desperdício eletrónico. Para celebrar o dia, o Fórum de Desperdício Elétrico e Eletrónico, sediado em Bruxelas, publicou um relatório citado pelo Techgoing.


    O documento aponta que este ano serão desperdiçados cerca de 5,3 mil milhões dos 16 mil milhões de smartphones e telemóveis pertencentes à população mundial serão descartados este ano, seja levados para o lixo ou apenas armazenados. Calculando que todos os equipamentos têm cerca de 99mm de espessura, todos eles alinhados formaria a altura de 50 mil quilómetros, o equivalente a um oitavo da distância entre a Terra e a Lua.

    Os números foram apurados através de um inquérito feito em seis países, entre os quais Portugal. O estudo considerou não apenas smartphones mas também outros pequenos eletrónicos como tablets, escovas de dentes elétricas ou câmaras.

    De uma forma geral, estima-se que os consumidores europeus tenham cerca de 74 dispositivos eletrónicos acumulados, dos quais 13 estão fora de uso, e 4 estão efetivamente avariados.

    Em Portugal, o equipamento eletrónico mais acumulado nas casas são os telemóveis. Portanto, se tem algum telemóvel em casa que já não usa, dirija-se à sua loja iServices mais próxima e conheça as nossas condições de retoma. Na hora de comprar um novo equipamento, escolha a opção mais sustentável para o ambiente e opte por um dos nossos Recondicionados. Dispomos de uma ampla gama de Apple Watch, iPads, MacBooks e iPhones Recondicionados com 3 Anos de Garantia.

      Autentique-se para comentar