fb-view Inteligência Artificial: A corrida Microsoft / Google - iServices

    Inteligência Artificial: A corrida entre Microsoft e Google

    20/03/2023 - 10:58 - João Vitor Gomes Patrício
    Inteligência Artificial: A corrida entre Microsoft e Google

    A nova batalha entre as duas tecnológicas passou para um novo âmbito.

     

    A chegada de ferramentas como o ChatGPT e a consequente incorporação da Inteligência Artificial mais aprimorada numa série de funcionalidades nos nossos dispositivos eletrónicos têm vindo a acelerar o progresso tecnológico nos últimos meses.

     

    Na semana passada, Microsoft e Google anunciaram a integração de Inteligência Artificial nas suas ferramentas de produtividade. No post de hoje, falamos um pouco das propostas das duas empresas, citando a Techgoing e a GSMarena.

     

    Microsoft 365 Copilot: A Inteligência Artificial chega ao Office

     

    A Microsoft anunciou oficialmente no passado dia 16 de março o Microsoft Copilot, com a promessa de “uma nova forma de trabalhar”. Com apoio em tecnologia GPT-4 da Open AI e o Microsoft Graph, o Copilot é incorporado nas aplicações Microsoft 365 como um chatbot, que auxilia o utilizador num sem número de tarefas: criar apresentações de PowerPoint a partir de documentos Word, criar tabelas dinâmicas no Excel, gerar documentos e emails, dar as últimas informações sobre reuniões próximas no Teams entre outros.

     

    O Copilot também estará presente nas aplicações de cada uma das ferramentas do Office, e permitirá, entre outros, gerar texto automaticamente, criar análises SWOT, transcrever atas de reuniões no Teams, resumir threads de emails do Outlook ou ajustar tom e comprimento de emails.

     

    O processo é simples: o Copilot utiliza um método de fundamentação. Envia o pedido para o Microsoft Graph para obter um contexto e mais informações, altera o pedido e envia-o para o modelo de linguagem GPT-4. A resposta obtida é enviada para o Microsoft Graph para uma nova contextualização e verificações de segurança e compliance, e a resposta com os respetivos comandos são enviados para a aplicação Microsoft onde o utilizador fez o pedido.

     


     

    Atualmente, o Copilot encontra-se em fase de testes junto de 20 utilizadores, com a promessa de extensão para os próximos meses. Não obstante, foram levantadas algumas preocupações relativas ao lançamento desta tecnologia. Recentemente, a Microsoft despediu a sua equipa de Ética e Sociedade no ramo de IA, que estava a trabalhar sobre os riscos da adoção de linguagem da OpenAI.

     

    A aposta da Google em Inteligência Artificial

     

    Dias antes da apresentação do Microsoft Copilot, a Google avançou estar a trabalhar no desenvolvimento de funcionalidades assistidas por Inteligência Artificial nas suas aplicações de produtividade, nomeadamente Gmail, Google Docs, Sheets, Meet e Slides.

     

    Entre as funcionalidades possíveis, a Google apresentou algumas, como a criação de rascunhos e respostas, bem como a priorização de emails no Gmail, escrever automaticamente e criar brainstorms no Docs, criação multimédia  (imagens, áudio ou vídeo) no Slides, análise de informação e categorização no Sheets, ou tirar notas no Meet.

     


     

    Estas funcionalidades da Google estão atualmente em testes com alguns utilizadores nos EUA, mas deverá estender-se à totalidade de utilizadores até por volta do final do ano.

     

    Na iServices asseguramo-nos de que os seus equipamentos eletrónicos estão sempre à altura do desafio. Conheça os nossos técnicos em Reparação Multimarca de Telemóveis e Computadores de norte a sul do país, incluindo ilhas. Visite-nos numa loja iServices perto de si.

      Autentique-se para comentar