fb-view Há Novas regras para a reparação de equipamentos!

    Há novas regras para a reparação de equipamentos!

    31/07/2024 - 05:48 - Tiago Miguel Magalhães de Abreu
    Há novas regras para a reparação de equipamentos!

    As novas regras da União Europeia para a reparação de equipamentos que visam promover a sustentabilidade e reforçar os direitos dos consumidores, entraram em vigor a 30 de julho de 2024.

    Esta nova regulamentação, que deve ser adotada por todos os Estados Membros da UE até 2026, inclui a adição de 12 meses nas garantias legais quando o consumidor optar por reparar o equipamento. Estas medidas vão ser aplicadas a diferentes equipamentos eletrónicos, abrangendo diretamente os smartphones, tablets, smartwatches e computadores.

    O objetivo da União Europeia é reduzir o lixo eletrónico e promover a reparação. Para facilitar o acesso, será criada ainda uma plataforma a nível europeu europeia, onde os consumidores vão encontrar lojas de reparação.

    Regras em destaque para a reparação de equipamentos

    Estas novas obrigações sobre as reparações, vão abranger os produtos fora da garantia legal. Esta obrigação consiste no dever dos produtores repararem, gratuitamente ou com um preço razoável.

    Outra das regras que vai entrar em vigor é a possibilidade de os produtores poderem conceder ao cliente o empréstimo de um equipamento de substituição a título gratuito ou através do pagamento de uma taxa razoável durante o período da reparação, ou, no caso de não ser possível a reparação, será feita a oferta de um produto recondicionado. Os produtores serão ainda obrigados a informar sobre os seus serviços de reparação, a título gratuito, de forma simples e fácil.

    Será ainda criada uma plataforma europeia online dedicada à reparação e recondicionados. O objetivo é colocar os consumidores em contacto com empresas de reparação, mas também com vendedores e compradores de recondicionados.

    Bruno Borges, CEO da iServices, afirmou que "estas novas regras representam um avanço significativo para o setor de reparação e para os consumidores”.

    “Facilitar o acesso a peças sobressalentes e garantir a viabilidade económica das reparações, a legislação não só promove a sustentabilidade, mas também fortalece a confiança dos consumidores na longevidade dos produtos. Na iServices, estamos entusiasmados com as oportunidades que estas mudanças trazem e na possibilidade de tornar os serviços de reparação ainda mais acessíveis e eficientes", finalizou.

      Autentique-se para comentar