iServices

Como funciona o ecrã dos nossos telemóveis e computadores?

02/08/2022 - 09:34 - João Vitor Gomes Patrício
Pessoa a utilizar o ecrã de um telemóvel e de um computador.

Sem dúvida, um dos componentes mais importantes no funcionamento de qualquer equipamento eletrónico. Hoje explicamos o seu funcionamento.

O ecrã dos telemóveis ou computadores é composto por um conjunto de cristais que são iluminados pela backlight, isto é, luz emitida desde o interior do equipamento. Quanto maior a resolução do ecrã, maior será a quantidade píxeis (pontos constituintes da imagem projetada) presentes no ecrã; o que melhora a qualidade de imagem.

Atualmente os ecrãs IPS-LCD são os mais utilizados, contudo, existe todo um universo de categorias de LCD nos smartphones e outros eletrónicos: OLED, AMOLED, SUPER AMOLED, LCD, LED, IPS, TFT, RETINA, SUPER RETINA XDR, etc. Os ecrãs OLED também muito utilizados, pois permitem uma grande qualidade de saturação e contraste de cores, assim como uma taxa de atualização do ecrã muito superior.

O componente do ecrã é geralmente composto por um módulo que inclui o vidro e o display com a função touch. Uma das exceções está nos tablets, em que o vidro é uma peça em separado do LCD. A outra está nos computadores, onde o LCD não inclui a função touch, salvos os modelos chamados “híbridos”, como o Microsoft Surface.

O futuro dos ecrãs passa impreterivelmente pelos foldables, ou dobráveis. Um tipo de ecrã que temos vindo a assistir em alguns computadores e essencialmente smartphones como os Galaxy Z Flip da Samsung.

Na iServices somos especialistas na reparação de ecrãs. Em caso de avaria, visite a sua loja iServices mais próxima. Os diagnósticos são gratuitos e as reparações são feitas na hora!

Autentique-se para comentar

Conecte-se