fb-view Ligação para:

Sabes o que é a DeepSeek? E como funciona?

17/02/2025 - 04:12 - Tiago Miguel Magalhães de Abreu
Sabes o que é a DeepSeek? E como funciona?

Vem da China e provocou um abanão ao mundo da Inteligência Artificial, dominado pelos norte-americanos. Aliás, o DeepSeek já superou o ChatGPT nos Estado Unidos, como a aplicação mais descarregada da App Store.

Mas afinal, o que é a DeepSeek?

Trata-se de um novo modelo de Inteligência Artificial, criado por uma Startup da China e que surpreendeu nos últimos dias o mundo ao tornar-se uma das aplicações mais descarregadas nos últimos tempos. Tendo já feito frente a vários gigantes da tecnologia, como a Meta ou a Nvidia.

Como funciona a DeepSeek?

Genericamente, a DeepSeek possui funcionalidades muito semelhantes às dos seus concorrentes, como o caso do ChatGPT. Seja na criação de textos ou na resposta a questões do dia a dia, há mais uma ferramenta no mercado que comunica em várias línguas. Tendo, para já, maior fluência em inglês e, claro, em chinês.

DeepSeek vs ChatGPT, o que há de diferente?

No que diz respeito às funcionalidades já disponíveis, não há grandes diferenças. Porém, uma das vantagens da DeepSeek relativamente ao ChatGPT está no uso de código aberto. Ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso, compreender e interpretar bem como alterar o código existente.

Como reagiu o mundo?

Com alguma preocupação. Por exemplo, nos Estados Unidos já se investiga se há e quais as implicações em termos de segurança nacional do DeepSeek. Segundo outras notícias, Donald Trump encara esta nova aplicação como uma “chamada de atenção” para a indústria de Inteligência Artificial na América.

Já o impacto na bolsa foi imediato. A Nvidia, empresa líder mundial em componentes e programas para Inteligência Artificial, perdeu cerca 600 mil milhões de dólares só num dia. Microsoft e Google também registaram perdas significativas.

Nos próximos tempos, é esperado ver muita ambição por parte das várias empresas de inteligência artificial pela liderança no sector. Até porque os responsáveis da DeepSeek já manifestaram que têm esse objetivo até 2030.

    Autentique-se para comentar