fb-view Ainda vale a pena comprar o iPhone 15? Ligação para:

    Ainda vale a pena comprar o iPhone 15?

    20/09/2024 - 04:46 - Tiago Miguel Magalhães de Abreu
    Ainda vale a pena comprar o iPhone 15?

    Com o lançamento do iPhone 16, a questão surge se vale a pena ou não comprar o iPhone 15. No blog da iServices vais ter acesso a uma visão detalhada para tomares a tua decisão.

    Razões para comprar o iPhone 15

    Começando pelas razões pelas quais se deve considerar a compra de um iPhone 15 em 2024, devemos olhar para a bateria e a sua duração. De acordo com vários relatórios, revelam que este modelo tem significativos progressos no seu desempenho e eficiência em comparação com os seus antecessores, principalmente o iPhone 15 Plus. Tornando-se assim numa escolha viável para quem usa e precisa do smartphone durante todo o dia. Quanto à câmara, esta possui um sensor de 48 megapíxeis com capacidades especiais de HDR, Zoom Ótico, bem como o modo noturno.

    Falando do design moderno e da usabilidade, este modelo Apple oferece uma ótima experiência de visualização, com o seu ecrã de 6,1 polegadas ou no caso do Plus, 6,7 polegadas e a tecnologia OLED Super Retina, que proporciona cores vivas e uma clareza ímpar.

    No que toca à velocidade, o chip A16 Bionic garante um desempenho de topo ao iPhone 15. O que coloca este telemóvel num patamar de excelência para quem gosta de jogar ou usar aplicações exigentes. Por fim, temos uma vasta gama de compatibilidades graças à porta USB-C. Desta forma, terás acesso a um carregamento mais rápido, transferência de dados a alta velocidade, bem como a conectividade com uma maior variedade de acessórios.

    Considerações para optar pelo iPhone 16

    O novo modelo da Apple possui um design mais refinado e moderno com novos botões que permitem aceder a novas funcionalidade e um chip feito para introduzir a aclamada Apple Intelligence, o que vai tornar o iPhone 16 um equipamento ainda mais apetecível.

    O ecrã do iPhone 16 tem 6,1 polegadas enquanto o modelo Plus terá 6,7 polegadas. Há ainda a certeza que este ecrã é 50% mais resistente relativamente ao modelo anterior, graças à atualização do Ceramic Shield. Quanto ao processador, falamos do A18, que segundo a marca da maçã foi criado para “executar grandes modelos de linguagem com o objetivo de oferecer uma maior eficiência energética, sendo 30% mais rápido que o antecessor”.

    A Inteligência Artificial (Apple Intelligence) terá um papel central no iPhone 16, trazendo novas funcionalidades que facilitarão o teu dia a dia. Com a AI, será possível criar automaticamente convites para eventos, definir o tom da escrita, escolher imagens e até criar emojis personalizados, tudo pronto para ser partilhado por mensagem com os teus amigos. Esta tecnologia também te ajudará a organizar os teus conteúdos, como encontrar vídeos na galeria e gerar resumos rápidos de emails importantes para facilitar as tuas pesquisas.

    A Siri também será significativamente mais inteligente. Por exemplo, poderá compreender e interpretar melhor as tuas solicitações, mesmo que sejam feitas de forma hesitante. Se, por exemplo, receberes uma mensagem de um amigo sobre um novo álbum, a Siri será capaz de analisar o texto e reproduzir automaticamente as músicas sugeridas, proporcionando uma experiência mais intuitiva e eficiente. A Apple Inteligence será uma atualização gratuita de software, disponibilizada para já em inglês. Em 2025 chegará a mais países e idiomas, sem previsão dada para Portugal ou para o português europeu.

    Por fim, referir que tanto o iPhone 15 quanto o iPhone 16 vão receber atualizações de software por muitos anos, por isso não tens que te preocupar com a durabilidade nessa área.

    Um upgrade necessário?

    Na maior parte, as diferenças entre os dois iPhones reduzem-se a pequenas características e funcionalidades. As câmaras são basicamente as mesmas, com a câmara principal tendo os 48 MP nas duas versões e o zoom ótico até 2x, a maior diferença será a capacidade de tirar fotografias macro e a abertura que deixará entrar até 2,6 vezes mais luz, para melhores fotografias.

    No design, encontras algumas melhorias funcionais no iPhone 16, como o Controlo da Câmara, o novo botão e vindo dos Pros, o Botão de Ação que acrescenta mais utilidades, como ligar o Flash, abrir um atalho, entre outros. A maior evolução no design e funcionalidade, já tinha sido apresentada com o iPhone 15 - a porta USB-C.

    O ecrã, mantém-se com as mesmas dimensões, 6,1 polegadas, e os dois têm igualmente a inovadora funcionalidade - Dynamic Island. Também, mantiveram as características de qualidade de imagem, com o já habitual display Super Retina XDR OLED e relativamente ao brilho, não recebeu grandes atualizações, apenas o escurecimento do iPhone 16, que agora pode ir até 1 nit, ótimo para as madrugadas.

    Falando agora talvez de um dos aspectos-chave, desta novo modelo, comparativamente com o iPhone 15, o processador. Com o novo A18 de 3 nm, com 8 GB de RAM, irás ter uma performance ainda mais rápida, com o que a Apple diz que pode ascender aos 30% de velocidade do CPU e até 40% no GPU, comparativamente ao A16 Bionic, que apenas tinha 6 GB e ainda tinha uma arquitetura de 4 nm.

    Por último, o maior contra do iPhone 15 é que não irá suportar a Apple Intelligence, em toda a sua glória, apenas estará disponível no iPhone 15 Pro Max e nos novos modelos, ou seja, terás que pensar se consegues viver ou não sem as novas funcionalidades, como uma Siri mais poderosa, as ferramentas de alteração e criação de texto e o editor inteligente de fotografias, entre outras.

    Com estas diferenças será que é realmente necessário o upgrade? Deixamos para ti a decisão final.

    Considerações finais

    Antes de tomares uma decisão, deves equacionar o preço e as funcionalidades de acordo com as tuas necessidades. Depois deves avaliar o desempenho do teu atual telemóvel em comparação com o iPhone 15. Se o teu telefone atual ainda funciona bem, deves considerar esperar pelo iPhone 16 porque as suas funcionalidades podem fazer mais sentido. Por último, e como já referido, tanto o iPhone 15 como o iPhone 16 funcionarão com a mais recente versão do iOS. Se procuras um telemóvel que vai estar atualizado com as novas funcionalidades da AI, talvez seja uma boa opção comprar o iPhone 16 em vez do 15.

    Em suma, comprar o iPhone 15 ou o iPhone 16 vai depender muito das tuas necessidades e preferências. Se queres um telemóvel fiável e com alto desempenho neste momento, o iPhone 15 continua a ser uma escolha perfeita. Caso pretendas uma opção mais avançada e de longo prazo, talvez devas considerar adquirir o iPhone 16.

      Autentique-se para comentar