Quais são os iPhones incompatíveis com o iOS 19?

O dia 9 de junho de 2025 fica marcado pela WWDC 2025, o evento anual da Apple, onde será revelado tudo sobre o iOS 19. Com o passar do tempo, surgem rumores de que alguns modelos de iPhone ficarão de fora desta nova atualização.
Ora esses modelos tratam-se do iPhone XR, iPhone XS e do iPhone XS Max. Tratam-se de 3 smartphones lançados em 2018 e que compartilham o chip A12 Bionic. A confirmar-se, trata-se do fim do suporte oficial a este processador e que estes telemóveis não receberão mais atualizações. Recorde-se que que caso se confirme este rumor, não é uma atitude nova dado que a Apple a cada atualização “corta” uma geração mais antigas das suas atualizações de software, sendo que a excepção foi no caso do iOS 18.
Mudanças profundas no visual
Com a chegada do iOS 19, vão começando a surgir algumas hipotéticas imagens, mas também rumores, de como vai ser esta nova atualização da Apple. Alguns especialistas afirmam que os novos ícones não serão “círculos perfeitos”, mas sim arredondados e que o grafismo será semelhante ao visionOS. Quanto às animações, serão renovadas com uma enorme fluidez e dinamismo. Por exemplo, elementos do ecrã de bloqueio vão ter um leve brilho com reação ao movimento do smartphone.
Nova forma de navegar nas aplicações
Outro detalhe que é muito falado prende-se com a nova interface do recurso que é conhecido internamente pela Apple como “Tab View”. Trata-se de uma espécie de barra interior e que é útil para uma navegação mais simples entre seções das aplicações da própria Apple como a app Música, App Store, Telefone e TV. Esta nova barra vem com animações suaves e que são inspiradas na Dynamic Island. Já o campo de pesquisa da aplicação das mensagens vai aparecer na parte inferior do ecrã, onde a acessibilidade e ergonomia são melhoradas.
Câmera traseira e fronta gravam ao mesmo tempo
Não é só no aspecto visual que o iOS 19 inova. Com esta nova atualização, há o surgimento de um novo recurso que é exclusivo para os modelos Pro, como o iPhone 16 Pro ou o iPhone 15 Pro. Este recurso dá a possibilidade de gravar em simultâneo com a câmera frontal e traseira. Esta funcionalidade já existe em smartphones android, como o Samsung Galaxy S4, lançado em 2013. Por sua vez, o motivo pelo qual só os iPhones Pro têm este recursos permanece desconhecida.
Em suma, o iOS 19 parece marcar uma mudança suave na Apple e que o foco da marca estará, nos próximos anos, mais focada na melhoria da experiência de utilização e com mudanças profundas no visual. Resta-nos esperar pelo evento WWDC para ver se são confirmados estes rumores.
A nova vaga de COVID-19 poderá comprometer as metas de produção do iPhone 14. Saiba tudo no nosso último post!
Segundo a BBC, a Apple recusa-se a substituir a bateria de iPhones caso haja mais alguma anomalia no equipamento.
Os dados divulgados pelo Consumer Reports, site norte-americano especializado em avaliações e comparações de equipamentos tecnológicos, dão-nos a resposta a esta questão.