fb-view HomeKit da Apple trona a sua casa inteligente - iServices

    HomeKit da Apple trona a sua casa inteligente

    Este artigo tem mais de 4 anos e poderá estar desatualizado..
    Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
    25/09/2020 - 03:31 - Rute Franco - Apaixonada por Tecnologia
    HomeKit da Apple trona a sua casa inteligente

    Homekit é uma aplicação desenvolvida pela Apple que permite realizar automação residencial a partir de um dispositivo iOS, tal como um iPhoneiPad ou tvOS (Apple TV).

    Ao associar a aplicação aos dispositivos compatíveis, é possível organizar um verdadeiro ecossistema dentro da habitação. Vários elementos da residência passam a funcionar sozinhos de acordo com a programação desejada, formando um sistema de automação residencial completo.

    Apesar de ser fácil para o utilizador utilizar a aplicação, muitos recursos e funções podem estar ocultos. Para aproveitar o máximo da app é importante conhecer tudo o que o Homekit pode oferecer.

    O utilizador poderá programar o seu sistema para executar tarefas, tais como:

    • Acender lâmpadas;
    • Ajustar a temperatura do termostato;
    • Regular o funcionamento de eletrodomésticos;
    • Controlar as entradas e saídas da casa.


    Por que razão automatizar a casa?

    Hoje em dia, muitos equipamentos e serviços oferecem funções integradas para tornar o acesso mais fácil para os utilizadores. Um exemplo disso é o amplificador de som para home theater que já vem com equipamentos integrados.

    A conexão entre os aparelhos da residência com os dispositivos móveis otimiza as atividades diárias. Dessa forma, além de ter maior praticidade em sua rotina, o habitante pode adotar medidas o quanto antes, assim que identificar qualquer irregularidade.

    Uma residência que possui, por exemplo, janelas de alumínio com persianas integradas pode utilizar um sensor de contacto de porta e janela para identificar em tempo real quando houver qualquer alteração no ambiente. Além de informar movimentos naquela assoalhada, esse sensor também mostra a temperatura, ajudando a manter o ambiente confortável.

    Como funciona o HomeKit?

    É importante lembrar que só será possível conectar-se a dispositivos inteligentes que sejam compatíveis com o aplicativo da Apple. É preciso verificar previamente se o componente eletrónico se encaixa nas definições necessárias.

    Como configurar o iPhone?

    Para configurar o HomeKit pelo iPhone basta seguir alguns passos:

    • Abrir a aplicação no iPhone;
    • Selecionar a guia 'automação';
    • Selecionar 'criar nova automação';
    • Escolher quando isso deve acontecer.

    Para desabilitar uma automação também é simples. Basta abrir a aplicação e tocar na guia 'automação', em seguida é preciso selecionar a automação que será editada e desativar 'habilitar esta automação' ou selecionar 'excluir automação'.


    Qual a melhor forma de usar o HomeKit?

    O HomeKit precisa apenas de um dispositivo iOS, mas ao ser criada uma rede de aparelhos conectados para a automação da casa torna as tarefas mais simples e práticas e é uma forma de investir na segurança do imóvel. É possível, por exemplo, conectar o aplicativo a aparelhos de sistema de portaria inteligente para aprimorar a segurança doméstica.

    Adicionar AppleTV ao sistema

    Aparelhos como o Apple TV funcionam como uma porta de conexão segura entre os acessórios do Homekit e o dispositivo móvel iOS, sendo possível executar funções remotas através do Apple TV, tais como trancar a porta ou assistir os vídeos das câmeras de segurança.


    Utilizar o iPad como substituto da Apple TV

    Também é possível ligar um iPad ao sistema. Mas nesse caso o aparelho precisa estar na residência e conectado na mesma rede Wi-Fi que os outros dispositivos que fazem parte do sistema HomeKit. É importante que o software do iPad esteja atualizado para que funcione. Para fazer a configuração deste dispositivo como hub doméstico é necessário seguir alguns passos:

    • Aceder às configurações;
    • Selecionar iCloud;
    • Fazer login com ID Apple;
    • Conferir se o iCloud Keychain e o Home estão ativados;
    • Aceder às configurações novamente;
    • Selecionar página inicial;
    • Ativar 'usar este iPad como hub doméstico'.


    Controlar o aplicativo através da Siri

    Através do Siri Remote, é possível conversar com a aplicação na Apple TV e solicitar que o HomeKit execute tarefas, tais como: conferir a temperatura no ambiente externo, ligar ou desligar o aquecedor e controlar a iluminação. Tudo isso pode ser feito, confortavelmente, a partir sofá da sua casa!


    O uso da automação residencial

    A automação doméstica traz muitos benefícios, torna as rotinas mais simples, sendo em simultâneo uma forma de lazer e de segurança. Mas é importante ter atenção. Relembramos que apenas produtos certificados e licenciados garantem o bom funcionamento. Todos os dispositivos e acessórios específicos para o sistema HomeKit da Apple podem ser adquiridos através da iServices.

      Autentique-se para comentar