Windows 11: a inovação habitual em grande escala – iServices

    Windows 11: a inovação habitual em grande escala

    03/09/2021 - 12:35 - Leonardo Jesus, Técnico de Marketing
    windows11

    O Windows 11 nasce com o intuito de nos deixar ainda mais perto daquilo que mais precisamos. O novo sistema operativo da Microsoft está preparado para que mesmo em casa, possamos estar em qualquer parte do mundo!

    Se já antes tínhamos a sensação de que o nosso computador era importante no nosso dia-a-dia, no último ano pudemos perceber o quão imprescindível este dispositivo é nas nossas vidas. Deixámos de enquadrar o nosso PC nas nossas vidas, para fazermos exatamente o contrário.

    Vejamos, se antes procurávamos sítios para trabalhar ou estudar onde fosse possível estarmos confortáveis levando o computador portátil, hoje procuramos sítios para visitar através do computador, como é o caso das visitas virtuais a museus. Se antes os nossos convívios com amigos ou família eram ao ar livre, aos dias de hoje, os mesmos acontecem maioritariamente através do ecrã dos nossos dispositivos eletrónicos.

    Os nossos computadores são, portanto, ?locais? de lazer, convívio, estudo e trabalho. É através destes equipamentos que podemos fazer as nossas compras, jogamos ou vemos as nossas séries e filmes preferidos. No fundo, o nosso PC é onde nos conectamos com o mundo.

    Foi graças a este novo quotidiano, que as nossas vidas passaram a ter, que a Microsoft decidiu dar uma nova vida ao seu sistema operativo. O Windows, que sempre apresentou linhas práticas e funcionais, ganha agora uma imagem mais pessoal e emocional, de forma a responder às necessidades dos milhões de utilizadores que depositam nele a sua confiança.

    Windows 11 - Longe mas perto...

    Criativo, produtivo e natural...

    O Windows 11 chega até nós com mudanças profundas nas suas linhas gráficas. Estas alterações foram pensadas com vista na melhoria da experiência do utilizador e com o objeto final de quem o usa possa ser ainda mais produtivo e ganhar inspiração durante os seus processos criativos. Mais moderno que nunca, o novo design do Windows 11 procura uma leveza, nunca antes vista no sistema operativo da Microsoft, simplicidade e, claro, elegância. Desde os novos botões, ao novo aspeto da barra de tarefas, dos sons e fontes, tudo foi repensado, de forma a que os utilizadores possam ter em si o controlo do seu computador e no fim ainda poder ter uma sensação de calma e simplicidade.

    O botão Iniciar está agora ao centro do ecrã, para que seja mais fácil e rápido de chegar a todas as aplicações e documentos que necessita. Ao acedermos a este painel, vamos poder aceder mais facilmente aos documentos que tenhamos trabalho recentemente, independentemente do sistema operativo, sejam eles versões anteriores do Windows, IOS ou Android, e dispositivo. O sistema vai recorrer à Cloud e ao Microsoft 365, de forma a manter os utilizadores ligado aos projetos a que tem dedicado mais tempo.

    E se antes já era possível realizar duas tarefas ao mesmo tempo, o Windows 11 oferece-nos mais funcionalidades de MultiTasking. Esta nova versão apresenta recursos como o Snap Layouts, Snap Groups e Desktops, para que nada nos impeça de desenvolver projetos que impliquem mais que duas janelas abertas. Com o mais recente sistema operativo da Microsoft, vai também poder criar múltiplos desktops. Ou seja, vai ser possível separar ambientes de trabalho, mediante as nossas necessidades para cada momento do dia. Ou seja, o Windows 11 vai nos dar possibilidade de criar um desktop para o trabalho, para a escola, para jogar ou para mero lazer, por exemplo.

    De casa para o mundo à distância de um clique...

    A pandemia de COVID-19 trouxe-nos uma visão do mundo completamente diferente, obrigando-nos a todos a adquirir novos hábitos e comportamentos. Mas ser olharmos para o lado positivo, foi graças a este cenário, que hoje vivemos, que nos foi possível perceber que a criação de ligações emocionais com pessoas não necessita do encontro físico. Hoje sabemos que através do nosso computador, smartphone ou tablet é possível mantermos ou criarmos novos laços com outras pessoas.

    Hoje, o panorama já sofreu algumas alterações e aos poucos começamos a restabelecer o contacto físico. Ainda assim, todo o cuidado é pouco e por isso a Microsoft quis facilitar ainda mais o contacto entre as pessoas. Ou seja, o real objetivo é tornar os dispositivos como um meio fácil de contacto, em vez de uma barreira ao mesmo.

    Assim, com o Windows 11 vamos ver o Microsoft Teams integrado na barra de tarefas. Seja através de voz, vídeo ou texto, entrar em contacto com quem o desejamos vai ser ainda mais instantâneo, independentemente do local, dispositivo ou sistema operativo ou plataforma que outra pessoa se encontra a utilizar.

    O novo sistema operativo da Microsoft possibilita os utilizadores de se conectarem instantaneamente com os seus contactos por via Teams. Com o Windows 11, vai ser possível iniciar uma conversa, ativar ou desativar o som, ou iniciar uma apresentação, através da barra de tarefas.

    Concebido a pensar no gaming...

    O Windows 11 é ideal para os amantes do gaming! Este novo sistema operativo segue a linha de pensamento sobre a importância dos jogos para a Microsoft. É neste sentido que esta nova versão vai elevar o patamar da experiência do gaming, uma vez que será menos limitador ao impulsionar todo o potencial do hardware do sistema dos nossos computadores.

    Um exemplo disto é o DirectX 12 Ultimate, que vai em muito aumentar o desempenho das gráficas dos nossos computadores. O DirectStorage vai diminuir os tempos de carregamento mais detalhe no jogo. Outra grande tecnologia associada ao Windows 11 é o Auto HDR, que vai permitir uma imagem muito mais nítida, oferecendo uma gama de cores únicas, para uma experiência visual única!

    Mas as novidades no mundo gaming não ficam por aqui. A Microsoft mantém-se fiel à sua promessa com a compatibilidade de hardware e, por isso, o Windows 11 vai ter disponível o Game Pass para PC ou Ultimate, tal como já vemos acontecer com a Xbox. Desta forma, a Microsoft disponibiliza a todos os utilizadores uma gama com mais de 100 jogos para computador, de alta qualidade. Esta lista de jogos vai estar em constante atualização e torna possível o multiplayer com outros jogadores, quer estejam a utilizar o PC ou a consola.

    O mundo em segundos...

    O novo Windows 11 vai nos trazer todas as notícias e informação, de acordo com os nossos interesses, previsão do tempo, entre outros, mais rápido que nunca! Com recurso a Inteligência Artificial, este novo sistema operativo, apresenta-nos através do Widgets todo um novo feed personalizado.

    Ao abrirmos este feed, o mesmo vai deslizar pelos nossos ecrãs como se de uma janela de vidro se tratasse, não atrapalhando as tarefas que estamos a desenvolver. O Widgets tráz também aos criadores e editores uma nova experiência, abrindo um novo espaço que irá fornecer conteúdo personalizado.

    Novo Windows, nova Microsoft Store...

    Com o Windows 11 vai conhecer uma nova Microsoft Store! Com uma velocidade aumentada e um design totalmente renovado, fácil de usar, mas mantendo a sua elegância, a nova app store da Microsoft, surge com mais aplicações que nunca. O espaço de pesquisa foi também simplificado, sendo mais fácil de descobrir todos os jogos, filmes e programas no universo da Microsoft.

    Com a visão em tornar a experiência no computador ainda mais interativa e ideal para criativos, a nova Microsoft Store com o Windows 11 traz-nos aplicações como o Microsoft Teams, o Visual Studio, Disney+, Adobe Crative Cloud, Canva, entre outras. Todas estas apps foram testadas e garantem toda a segurança para os utilizadores.

    E se até aqui já ficamos entusiasmados com estas novidades, a Microsoft anunciou também que, pela primeira vez, vamos poder ver aplicações Android na sua loja e tranferi-las através da Amazon Appstore, já a partir do final de 2021.

    Um sistema operativo aberto ao Mundo...

    O Windows 11 vai ser ainda mais inclusivo, para todos os desenvolvedores e criadores! Este novo sistema operativo permite que os desenvolvedores e fornecedores independentes de software deem a conhecer os seus projetos a todos os utilizadores, independentemente da estrutura da estrutura de aplicação. A Microsoft cria, assim, a oportunidade de todos poderem alcançar e interagir com mais pessoas.

    As políticas de partilha de receita também foram alvo de revisão. A partir de agora, os desenvolvedores podem trazer os seus projetos para a Microsoft Store sem qualquer custo. Quer isto dizer que os desenvolvedores vão poder comercializar os seus projetos e ficar com a receita total dos mesmos, não havendo partilha de lucro com a Microsoft.

    A marca acredita que com a aplicação destas novas práticas irão ser benéficas para todos nós, uma vez que passaremos a ter acesso às aplicações, programas ou jogos, por exemplo, que desejarmos, de forma segura e sem complicações.

    Rápido e seguro para toda a família...

    Apesar de todas as diferenças entre o Windows 11 e o Windows 10, o novo sistema operativo é construído sobre a mesma base que o seu antecessor. Com isto, podemos ficar descansados, pois significa que há muita coisa a que já estamos habituados, como a consistência, compatibilidade e o ambiente familiar. Mudar para o novo Windows 11 vai ser como fazer uma atualização do Windows 10. Neste sentido, as aplicações que já utiliza no Windows 10 vão continuar a funcionar no Windows 11, através do App Assure.

    O Windows 11 traz-nos também uma segurança mais forte, com novas tecnologias que adicionam a proteção do chip à cloud, ao mesmo tempo que disponibilizam produtividade e novas experiências.

    Tudo isto foi pensado com orientação às necessidades que vivemos hoje, onde as ameaças informáticas são cada vez maiores e o trabalho passa a ser feito a partir de qualquer parte do mundo.

    Trocar de PC vai ser ainda mais fácil...

    Ao construir este novo sistema operativo, a grande preocupação dos desenvolvedores foi a integração entre software e hardware. O resultado está à vista, e o Windows 11 promete rentabilizar, de uma forma perfeita, o hardware dos dispositivos onde é inserido.

    Olhando para os tablets sem teclado, o mais recente sistema operativo da Microsoft conseguiu uma experiência de toque mais aprimorada, criando o espaço ideal entre os ícones na barra de tarefa, melhorando a usabilidade do mesmo. O Windows 11 traz ainda um uso da stylus ainda mais intenso, tornando o toque no ecrã mais sensorial. Ou seja, vamos poder sentir as vibrações de acordo com cada toque que façamos no ecrã, quer seja no clique, em edição ou desenho.

    No que toca à digitação por voz, vamos ver melhorias significativas. O Windows 11 vai mais além do que já vimos em qualquer dispositivo, ouvindo com clareza todas as nossas ideias, e pedidos de ação. Vai ser possível ditar uma frase, sem grandes problemas, pois o Windows 11 vai pontuar automaticamente as frases.

    Autentique-se para comentar

    Login