Tudo sobre carregamento de carros elétricos e wallboxes
Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
Tem um automóvel elétrico ou está prestes a adquirir um? A iServices esclarece algumas dúvidas.
A mobilidade elétrica tomou conta das nossas vidas. Estações de carregamento foram surgindo de norte a sul do país, e nas estradas são cada vez mais os veículos concebidos a pensar num menor impacto ambiental.
Na iServices estamos empenhados em trazer soluções “verdes” para os nossos clientes, nomeadamente no contexto tecnológico, fornecendo um serviço completo de reparação multimarca de smartphones ou computadores, de forma a estender o tempo de vida dos seus equipamentos, ou mesmo na oferta de Recondicionados Apple, que poupam milhares de quilos de desperdício eletrónico.
Mais recentemente, lançamos o nosso cabo Carregador de Carros Elétricos, com ficha universal Tipo 2, permitindo o seu uso em todas as estações de carregamento na Europa.
Esclareça com a iServices as suas dúvidas sobre wallboxes e carregamento de veículos elétricos.
O carregamento de carros elétricos, de uma maneira simples, assemelha-se ao carregamento de qualquer dispositivo elétrico ou eletrónico. Deverá ter um cabo de carregamento, e conectá-lo na tomada do carro (localizada na lateral do veículo ou no logo frontal) e na tomada da estação de carregamento.
Como carregar um carro elétrico em casa?
Para carregar o seu carro elétrico em casa deverá ter uma wallbox. São equipamentos de uso simples, que evitam deslocações em estações públicas ou estações de carregamento em gasolineiras.
O que é uma wallbox?
Uma wallbox consiste numa estação de carregamento doméstica. Consiste numa caixa com um sistema de controlo para agendar carregamentos, gerir potência, e definir perfis de carregamento através de um sistema de cartões e de um leitor RFID. No fundo, é um carregador de carro elétrico para casa ou para a garagem.
Qual a potência necessária para carregar carros elétricos?
A potência para carregar um carro elétrico depende de uma série de fatores, nomeadamente a potência suportada pelo veículo, a potência elétrica contratada em casa, e o equipamento que utilizará para o carregar.
Segundo a Hyundai, a maioria das potências contratadas nas casas portuguesas é suficiente para suportar o carregamento de um carro elétrico. Na hora de instalar uma Wallbox em casa, certifique-se junto de um profissional de que o equipamento está ajustado ao seu veículo.
Verifique a potência da wallbox para determinar se necessita de mudar o seu quadro elétrico para um modelo trifásico. O modelo monofásico aguenta potências de carregamento até 7kW. Se se tratar de uma potência de 11kW ou 22kW, deverá certificar-se de que dispõe de um quadro elétrico e uma wallbox trifásica. Tenha em atenção que os kVA contratados devem ser sempre superiores ao valor de potência de carregamento do seu veículo. O site Chargeguru aponta para as seguintes potências:
Potência da Wallbox | Potência Contratada Mínima |
Wallbox de 3,7 kW | 4,6 kVA / 5,75 kVA |
Walbox de 7,4 kW | 10,35 kVA monofásico |
Wallbox de 11 kW | 13,8 kVA trifásico |
Wallbox de 22 kW | 27,60 trifásico |
Quanto custa carregar carros elétricos?
O custo de carregamento de carros elétricos (em especial em casa) inclui sempre o preço da wallbox, e o preço dos contratos de eletricidade. Contacte o seu provedor de eletricidade ou informe-se junto da Entidade Reguladora dos Serviços energéticos (ERSE) sobre tarifas disponíveis no mercado regulado.
Quanto tempo demora carregar um carro elétrico?
A questão do tempo de carregamento de carros elétricos está dependente da potência contratada, na capacidade da bateria, ou do tipo de carregamento. A ACP oferece uma fórmula de cálculo rápido de tempo de carregamento da bateria do seu veículo elétrico:
CAPACIDADE DA BATERIA ÷ POTÊNCIA DE CARREGAMENTO = TEMPO DE CARREGAMENTO
Na iServices estamos empenhados em trazer soluções cada vez mais ecológicas para os nossos clientes. Conheça a nossa oferta de MacBooks, Apple Watches, iPads ou iPhones Recondicionados. Em caso de avaria com o seu telemóvel ou computador, visite uma das nossas lojas por todo o país.
Conecte-se
A iServices tem agora um comando para jogar jogos no telemóvel. Trata-se de um controlo com USB-C e é compatível com Android, iOS e Xbox.
O CEO da iServices, Bruno Borges contou a história da empresa numa entrevista dada ao Imagens de Marca, da Sic Notícias. Saiba tudo no blog da iServices.
O Programa de Retomas da iServices começou com o iPhone, mas inclui agora os telemóveis Samsung. Aproveita os recondicionados com 36 meses de garantia.