Nesta edição da Mobile World Congress em Barcelona o 5G foi rei e já foi possível ver várias empresas a prepararem os seus produtos para a nova geração de rede. Mas afinal o que é o 5G e o que podemos esperar dele?
O 5G será a nova geração de rede móvel que nos irá permitir fazer downloads a velocidades que poderão atingir os 50 gb/s. No entanto, a velocidade é apenas um dos pequenos benefícios que esta tecnologia nos irá trazer.
Esta rede irá eliminar a lantência ou o atraso entre um pedido de ação e a realização da mesma. Embora não o consigamos perceber, o 4G possui uma latência considerável, o que impossibilita este tipo de ações e a velocidade de transmissão de dados é bastante limitada. Isto irá permitir controlar um aparelho remota e completamente em tempo real. Graças a isto poderemos ter por exemplo uma cirurgia a decorrer, sem que o paciente e o cirurgião estejam presentes fisicamente.
Isto é apenas um dos exemplos. Se agora imaginarmos os nossos carros, casas e equipamentos todos ligados a uma rede poderemos controlar praticamente tudo sem sair do lugar.
Nesta edição da MWC a ZTE apresentou o gigaphone, um protótipo que é capaz de utilizar uma rede pré-5G, visto estar a descarregar dados à velocidade de 1gb por segundo. A
Qualcomm também apresentou a sua visão da rede e depois de ter apresentado em 2016 o primeiro Modem capaz de suportar velocidade de 5G, possuí agora vários processadores pensados para suportar este novo tipo de rede.
As possibilidade não são infinitas mas quase.
Conecte-se
A nova patente prevê uma tecnologia que permite proteger o ecrã interno do dispositivo.
A internet está literalmente maluca com o que o CENSORED dialogue, utilizador do twitter, descobriu há uns dias atrás. Afinal parace que o iOS ainda tem alguns truques escondidos
Fique a par do último da Tecnologia deste mês!