Uniformização do USB-C na UE com nova aprovação - iServices

Protocolo de uniformização do USB-C na UE recebe nova aprovação

12/10/2022 - 10:14 - João Patricio
Foto de detalhe de um Cabo USB-C, futuro standard na UE.

A nova legislação poderá poupar toneladas de lixo eletrónico.

O Parlamento Europeu votou a favor da uniformização do protocolo USB-C em terreno comunitário. A diretiva recebeu 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções. O passo seguinte é a aprovação pelo Conselho Europeu.

A medida efetivar-se-á a partir do outono de 2024 para telemóveis, smartphones, tablets ou câmaras vendidas na União Europeia. Para portáteis, a medida apenas será efetiva a partir da primavera de 2026.

Segundo a GSM Arena, há uma série de outros equipamentos abrangidos por esta nova legislação, tais como teclados, ratos, consolas de jogos, headphones, auriculares ou colunas de som portáteis.

Espera-se uma poupança entre os consumidores europeus na ordem dos 250 milhões de euros, e a poupança de 11000 toneladas de lixo eletrónico.

A iServices é uma empresa com um compromisso com a sustentabilidade ambiental. Por isso oferecemos um serviço abrangente de reparação multimarca de computadores e telemóveis, de forma a estender o tempo de vida útil do seu equipamento. Oferecemos ainda uma ampla gama de Apple Watch, iPad, MacBooks ou iPhones Recondicionados com 3 Anos de Garantia.

Autentique-se para comentar

Conecte-se