As melhores dicas para tirar fotografias! - iServices

As melhores dicas para tirar fotografias!

07/06/2019 - 06:47 - Rute Franco - Apaixonada por Tecnologia
dicasdefotografia

Tirar fotografias é de todas as funcionalidades do smartphone a que preferimos no momento de escolha do nosso equipamento, esta revolução na forma de tirar fotografias veio simplificar a nossa vida, mas nem sempre conseguimos obter as fotografias perfeitas ou não são sempre aquilo que desejamos, na iServices fomos à procura das melhores dicas para uma fotografia perfeita e partilhamos consigo! 


Limpe a lente

Esta dica parece bastante irrelevante, mas na verdade, a gordura acumulada vinda dos nossos dedos forma uma fina camada sobre a lente, o que faz com que as fotografias percam nitidez. O ideal para limpar a sua câmara fotográfica é um pano de microfibra ou tecido de algodão.


Adquira os melhores acessórios

Um bom conjunto de lentes complementares pode melhorar as suas fotografias mais do que imagina, a utilização de um tripé pode também ser um forte aliado para fotografias profissionais. (Nas lojas iServices dispomos de conjuntos de lentes que oferecem opções como olho de peixe por exemplo).


Utilize as duas mãos

Utilize sempre as duas mãos para segurar o seu smartphone antes de tirar uma fotografia, quanto mais estável estiver o seu smartphone mais nítida ficará a fotografia. Para evitar os tremores nas mãos experimente suster a respiração antes de tirar a fotografia ou apoie os braços numa superfície.


Destaque sempre o primeiro plano

Uma das dicas mais básicas, mas sem perder a importância é a de selecionar um objeto para primeiro plano, desta forma dará profundidade à fotografia e transforma-a em algo muito mais interessante.


Dê especial atenção à luz

A luz pode dignificar ou destruir uma fotografia, e é por isso que lhe devemos uma grande importância. Evite sombras muito acentuadas ou fotografias contraluz, especialmente na direção do sol (neste caso pode utilizar o flash para equilibrar a fotografia). Tente sempre que possível ficar de costas para a fonte de luz.


Tire fotografias nas melhores horas do dia

Evite tirar fotografias entre as 12h00 e as 17h00, durante estas horas o sol está bastante alto o que pode tirar o efeito desejado na maioria dos casos. Aproveite as primeiras horas da manhã e as do final da tarde para obter a luz mais bonita.


Evite a utilização do flash

A luz fria e direta do flash pode prejudicar o ambiente a ser fotografado. O que acontece é que a fotografia ficará com um efeito branco em primeiro plano e totalmente escuro no cenário restante. Utilize então o flash quando não conseguir obter as condições de luminosidade necessárias, e em casos de fotografias durante a noite opte pelo modo noturno.


Visualize a composição

Antes de tirar qualquer fotografia observe bem o cenário em que se encontre e descubra qual o sítio ideal para tirar a fotografia perfeita, o princípio da composição é essencial.


Teste todas as opções do seu equipamento

Explore todas as funcionalidades oferecidas pelo seu smartphone, na maioria dos casos, as câmaras fotográficas já vêm com um software bastante avançado em que pode obter fotografias realmente fascinantes de forma automática.


Mude a perspetiva

No geral as fotografias são tiradas à altura dos nossos olhos, mas o segredo pode estar em brincarmos com os vários ângulos e procurarmos uma perspetiva diferente daquela que estamos a ver, as fotografias têm tendência a ficar bastante mais bonitas se tiradas à altura de olhos de uma criança por exemplo.


Tire mais do que uma fotografia

A grandiosidade está nos detalhes, procure sempre tirar mais do que uma fotografia, por muito que pareçam todas muito semelhantes, vai sempre existir uma com um pormenor mais bonito.


Procure as janelas

Fotos em interiores são na maioria dos casos as mais difíceis, e por isso mesmo, tente sempre ficar perto de uma janela por onde entra luz natural. Embora aos nossos olhos a diferença possa não parecer significativa, para o sensor da câmara do smartphone uma boa luz pode fazer toda a diferença.


Utilize o HDR

Grande parte dos smartphones vem com a funcionalidade de HDR nas suas câmaras fotográficas, e o que é o HDR? HDR traduz-se em 'High Dynamic Range' o que significa que no momento em que tira a sua fotografia na realidade o seu smartphone está a captar 3 imagens, mas com níveis de exposição diferentes. Esta funcionalidade não é aconselhável para fotografias em movimento.


Faça o seu próprio filtro

Se adora filtros nas suas fotografias, utilize o seu filtro único, apenas precisa de colocar um pouco de fita cola na sua lente e pintar com a cor que deseja ou até com vários tons.


Caso a câmara fotográfica do seu smartphone esteja com problemas na lente ou a própria câmara fotográfica está danificada, visite uma loja iServices, o nosso diagnóstico é gratuito e reparamos na hora!

Fale connosco
Fale
connosco

Telefonar Contacte-nos