Como desinstalar programas no Macbook? - Blog iServices

Como desinstalar programas no Macbook?

04/03/2022 - 11:58 - João Patricio
como-desinstalar-programas-macbook

O seu Macbook está cheio de programas que nunca utiliza ou que nunca utilizou? Com o passar do tempo, a acumulação de programas pode causar problemas causados pelo excesso de conteúdo no disco. Uma das soluções passa por desinstalar programas do seu Macbook. No Blog da iServices mostramos-lhe como fazê-lo!

É importante fazer um check-up regular à memória do seu Mac, e de tempos a tempos realizar uma limpeza ao armazenamento do seu Macbook, sempre que verificar que a Cache está cheia.

Como pode fazer? Clique em Acerca deste Mac > Armazenamento. Nesta janela poderá ver uma representação gráfica do espaço do disco rígido do seu computador. Clicando em Gerir, ser-lhe-á devolvida uma janela com várias dicas de limpeza.

Dicas de limpeza do Macbook

Se a sua intenção é libertar espaço ocupado por programas que não utiliza, tenha atenção que ao movê-los para o lixo, em alguns casos, não está a desinstalar, está apenas a apagar o atalho. A desinstalação remove dados do disco rígido e liberta espaço de armazenamento para que possa instalar novos programas.

Saiba como desinstalar programas no seu Macbook!

A desinstalação vai depender do tipo de programa, uma vez que existem alguns que possuem o seu próprio instalador, isto é um ficheiro descarregado da Internet que permitiu que o programa fosse instalado no Macbook.

Vejamos o processo de desinstalação de programas sem instalador, programas instalados a partir da App Store, e de programas com instalador,

Desinstalar programas sem instalador

Os programas que não possuem o seu próprio instalador, basta arrastá-lo até ao Lixo e esvaziar.

Em alternativa, aceda ao Finder. Na barra à esquerda clique em Aplicações. Clique com o botão direito do rato sobre o programa que deseja desinstalar e clique em Mover para o Lixo.

Desinstalar programas da App Store

Para programas instalados a partir da App Store, o processo de desinstalação é ainda mais simples. Aceda ao Lauchpad, clicar a tecla Option e clicar no X que aparece junto ao ícone do programa.

Desinstalar programas com instalador

Já para desinstalar programas do Macbook que contenham um ficheiro de instalação, terá de seguir estes passos:

  • No Laucnhpad ou no Finder, procurar a pasta com o nome do programa.
  • Aceder à pasta onde se encontra o instalador através do Lauchpad ou do Finder, clicar no ficheiro de desinstalação (geralmente chamado Uninstall) ou clicar na opção remover a aplicação do sistema ou Desinstalar.

Excluir preferências

Após a desinstalação de qualquer programa num Macbook, é importante excluir as preferências no sistema, para uma eliminação efetiva.

Para tal siga estes passos:

  • Na barra inferior, aceda ao Finder;
  • Clique no ícone da Lupa, no canto superior direito da janela;
  • Na barra de pesquisa exibida, digite ~, Library, ou mesmo o nome do programa que desinstalou;
  • Localize a pasta que pertence ao programa e apague totalmente.

Aproveite o novo armazenamento do seu Macbook, vai parecer novo!

Na iServices somos especialistas em reparações Macbook, Mac e iMac. Qualquer que seja o problema com o seu computador Apple, a nossa equipa estará sempre a postos para ajudá-lo numa das nossas mais de 30 lojas por todo o país!

Autentique-se para comentar

Conecte-se