fb-view Cuidados a ter ao instalar aplicações - Blog iServices

    Cuidados a ter ao instalar aplicações nos smartphones

    Este artigo tem mais de 3 anos e poderá estar desatualizado..
    Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.
    21/10/2021 - 04:28 - Vânia Guerreiro, Marketing e Comunicação
    Cuidados a ter ao instalar aplicações nos smartphones

    Algumas aplicações de smartphone são muito funcionais e adquirem uma enorme relevância no nosso dia-a-dia: lazer, trabalho, desporto e muito mais. Porém, muitas das aplicações de smartphone são apenas porta de entrada de hackers para o seu equipamento, por isso, é preciso ter cuidado redobrado ao descarregar e instalar muitas aplicações no seu telemóvel.

    Problemas de ter muitas aplicações instaladas

    O uso excessivo da memória do seu equipamento com a utilização de aplicações pode causar alguns inconvenientes no que diz respeito ao desempenho do seu smartphone, tais como:

    • Consumo excessivo de baterias
    • Software bloqueado
    • Desaceleração do sistema
    • Memória completa


    Sabia que quando instalamos algumas apps fornecemos todas as nossas informações a outras pessoas?

    Mostramos abaixo algumas permissões que podem ser solicitadas pelas aplicações ao serem instaladas no seu smartphone:

    • Localização: com esta permissão permitimos que acedam à informação detalhada sobre a nossa localização, por meio do sistema GPS, ou pela rede.
    • Armazenamento: com esta permissão possibilitamos que alterem ou eliminem conteúdos de armazenamento USB, como por exemplo, as fotos que temos guardadas no smartphone.
    • Câmera: com essa opção, permitimos que acedem à câmara para gravar vídeos e tirar fotos.
    • Contas: a aplicação poderá obter uma lista das contas que criou usando o seu equipamento.
    • Mensagens: algumas aplicações poderão ler as suas mensagens de texto, editá-las e receber também as mensagens que recebe. Cuidado!
    • Ferramentas do Sistema: se quiser colocar o seu telemóvel no modo inativo, esta permissão poderá impedi-lo. Além disso, podem escrever a configuração e a sincronização e alterar o sistema global, como ativar e desativar o wi-fi. Mais cuidado.
    • Ferramentas de Programação: dando esta permissão, as aplicações poderão comprovar o acesso a conteúdos protegidos. Muito mais cuidado!
    • Cartão de apresentação: permite o acesso aos dados dos contactos que possui guardados no seu equipamento. Poderão escrever e ler os dados dos contactos. Também poderão ler os dados do perfil, informação confidencial e eventos do calendário.
    • Telefonemas: esta opção permite aos criadores da aplicação ler o estado do telefone, (se estiver a falar ao telefone a app saberá e informará os programadores), o EMEI do aparelho e o número de identificação do telefone.

    Está suficientemente assustado? Pois... mas as permissões que listámos acima são apenas exemplos de algumas que são muitas vezes solicitadas, mas há muitas mais. Verifique sempre com muito cuidado, na hora de fazer a instalação, todas as solicitações de autorizações a que o programa está a pedir acesso.

    Como prolongar a vida do seu telemóvel

    Para que o seu equipamento esteja em pleno funcionamento, pronto para executar as mais diversas aplicações necessárias para as suas atividades desejadas, é importante estar atento a uma série de dicas, tais como:

    • Descarregue aplicativos apenas nas lojas oficiais como é o caso da Google Play e App Store. 
    • Não repita palavras-passe. Uma dica importante para a internet como um todo, é importante que os utilizadores ajam com senhas diferentes, especialmente aqueles que têm aplicações bancárias instaladas no seu dispositivo, que precisam de ter proteção especializada.
    • Verifique as permissões dadas. É comum que uma aplicação funcione com algumas permissões de acesso, exigindo ferramentas como a câmara e o sistema de voz para realizar as suas atividades. No entanto, as permissões suspeitas, não relacionadas com a funcionalidade desta aplicação, devem ser vistas cuidadosamente pelos utilizadores, uma vez que pode ser um sinal de fraude.
    • Instale um antivírus. Se há aplicações essenciais ao funcionamento do seu smartphone, são os antivírus! Funcionam exatamente para proteção do seu dispositivo, alertando para aplicações e websites maliciosos. 

      Em geral, independentemente da app a ser descarregada, é importante também analisar a sua reputação nas diferentes lojas virtuais, bem como o prestígio das empresas que a produziram. Se necessitar de ajuda para este efeito pode sempre contar com os nossos técnicos. Basta visitar uma das nossas lojas iServices.

      Autentique-se para comentar

      Suporte Dobrável MacBook

      14.95 €

      Entrega de 2h a 24h (dias úteis)
      Ver Produto