UE oficializa data para a obrigatoriedade do USB-C
Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.

A nova diretiva comunitária estipula a data a partir da qual todos os fabricantes em espaço comunitário deverão obedecer.
Na semana passada, a Comissão Europeia estipulou a data para o arranque da obrigatoriedade do fabrico e comercialização de equipamentos eletrónicos com protocolo de conexão USB-C, após a mais recente aprovação em Parlamento, no último mês de outubro.
A partir de 27 de dezembro de 2024, todos os fabricantes deverão obedecer às novas regras europeias. Para além de smartphones, o diploma inclui câmaras, colunas de som, consolas de jogos, ratos, teclados, entre outros. Equipamentos com potência de carregamento acima dos 15W também ficam abrangidos.
Para portáteis, a lei entra em vigor a partir de 28 de abril de 2026.
A 28 de dezembro de 2023, os estados-membros, deverão publicar as suas leis e regulamentos nacionais na matéria, de modo a garantir compliance com a diretiva comunitária.
Entre os vários fabricantes, a Apple é um dos fabricantes que tem vindo a gerar um maior buzz no tema, devido ao protocolo interno Lightning. Com os prazos dados pela União Europeia, apenas os iPhones 17 terão de cumprir com a normativa de obrigatoriedade do USB-C. Contudo, rumores apontam que já o próximo iPhone 15, a ser lançado em setembro de 2023, poderá ter já conectividade USB-C.
Na iServices continuará a ter acesso a um vasto acervo de Cabos para as atuais opções de conectividade. Em caso de avaria com o seu equipamento, confie nos nossos técnicos de reparação multimarca!
A União Europeia já estabeleceu uma data limite para o cumprimento das legislações comunitárias.
Sabe tudo através do blog da iServices sobre a pegada digital. O que realmente é a pegada digital, como funciona e como se usa e calcula. Clica aqui.
O compositor James Pinkstone fez a denúncia do seu caso no site Huffingtonpost, onde descreve a sua conversa com o serviço de apoio da Apple.