Como transferir dados de um telemóvel para outro?
Clique aqui para ler os nossos artigos mais recentes.

Fazer a transferência de dados de um smartphone para outro não é um bicho de sete cabeças. No blog da iServices vamos explicar-te como se faz, porém o processo difere de Android para Apple.
Se estás a pensar trocar de telemóvel, não tens de dizer adeus a todos os teus dados guardados no telemóvel antigo. Bem sabemos que tens várias fotografias, vídeos, contactos, mensagens ou aplicações que não podem ficar para trás. E como tal, estes dados e informações devem e podem ser transferidos para o teu novo smartphone.
A transferência de dados entre telemóveis não é um processo complicado, mas há algumas diferenças entre quem usa um Android ou um iPhone.
O que fazer antes da transferência de dados?
Para começar deves fazer uma cópia de segurança online de todo o conteúdo do teu telemóvel antigo. E podes usar um serviço de cloud, como por exemplo a iCloud para equipamentos da Apple, Google Drive ou Google One, para quem usar um smartphone Android. Trata-se de uma prática que deves adotar sempre. Inclusive podes configurar cópias de segurança automática, que te podem “salvar” caso percas ou tenhas um acidente com o telemóvel.
Atenção que deves manter o cartão SIM no telemóvel antigo até à conclusão da configuração. Isto porque podes precisar de obter um código por mensagem ou fazer uma autenticação.
Os acessos às tuas contas (palavras-passe e nomes associados) são transferidos automaticamente para o novo telemóvel, mas, e por cautela, anota esses dados para não correres o risco de os perderes. Uma boa ideia para o efeito, é usares um gestor de palavras-passe.
Por fim, vê se tens espaço suficiente no novo telemóvel para guardar os dados que vais transferir e não te esqueças de ligar os dois telemóveis ao mesmo wi-fi. E claro, garante que os dois telemóveis têm bateria para todo este processo.
Como transferir dados entre telemóveis?
Há 4 cenários na migração de dados, e são eles: de android para android, de android para Apple, Apple para Apple e Apple para Android.
Android para Android
Os telemóveis Android têm um detalhe no início de todo o processo da transferência de dados, que permite configurar o smartphone do zero ou copiar Apps e dados do telemóvel antigo, seja ele Android ou Apple, bastando seguir o procedimento indicado.
Caso não tenhas o telemóvel antigo, podes transferir todos os teus através de uma cópia de segurança. Para tal, precisas de ter a tua Google Drive ou Google One associada. Para fazer isto, tens de selecionar a opção “Não é possível usar o outro dispositivo?” e fazer login com a tua conta Google.
Por sua vez, o teu novo telemóvel pode também usar uma App pré-instalada para a transferência de dados. Por exemplo, a Huawei usa a aplicação Phone Clone e a Samsung tem a Smart Switch.
Android para Apple
Para fazer a transferência de dados de um telemóvel Android para um iPhone, deves ter em atenção aos seguintes passos:
- - No telemóvel antigo, fazer o download da aplicação “Migrar para iOS”;
- - Ligar o iPhone e iniciar a configuração; No ecrã de Início rápido, toca em “Configurar sem outro dispositivo” e segue as instruções;
- - No ecrã “Transferir aplicações e dados”, seleciona a opção “De um dispositivo Android”;
- - Volta ao Android e abre a App “Migrar para iOS” e permite que esta aceda a todos os teus dados;
- - Agora no teu novo iPhone, vai ser gerado um código para colocar no telemóvel Android. Depois de colocares o código no Android, deves ligá-lo à rede wi-fi que foi criada temporariamente pelo iPhone.
- - No Android, seleciona os dados que queres transferir e clica em “Continuar”;
- - Após a conclusão da migração de dados, finaliza a configuração do iPhone;
- - Depois só tens de criar e/ou iniciar sessão com a conta ID Apple, o iOS vai transferir todas as aplicações gratuitas que tinhas no Android. Já as pagas terão de ser compradas novamente.
Apple para Apple
Entre equipamentos Apple, todo o processo é bastante simples e deves seguir os seguintes passos:
- - No equipamento antigo, começa por fazer uma cópia de segurança;
- - Depois liga o novo iPhone e segue as instruções no ecrã para iniciar. Primeiro terás de configurar a partir do zero ou transferir as aplicações e dados, o que pode ser feito a partir da cópia de segurança que está na iCloud;
- - Será então solicitado que aproximes o iPhone antigo do novo para começares o processo de transferência;
- - Segue as instruções que surgirem no ecrã para serem transferidos os dados e informações bem como as configurações do equipamento antigo.
- - Mantém sempre os equipamentos próximos durante toda a migração. Por fim, todas as Apps do telemóvel antigo serão descarregadas para o novo iPhone.
Apple para Android
O processo que será explicado neste ponto não possibilita a transferência de mensagens de textos e de dados de outras Apps:
- - Começa por fazer o download da App Google Drive ou Google One para o teu iPhone;
- - Faz login ou inicia a conta Google que vais usar no teu novo smartphone Android;
- - Depois na App, acede às definições e seleciona “Cópia de segurança” ou “Definições de sincronização”;
- - Vais começar a sincronizar fotos, vídeos, contatos e calendários. Será um processo que vai demorar algum tempo e que varia consoante a quantidade de fotos e vídeos que tiveres guardados;
- - Podes também optar por ligar o teu novo telemóvel Android e seguir as instruções de configuração para copiares todos os dados. Para tal, basta escolheres a opção “Não é possível usar outro dispositivo?” e iniciar sessão na tua conta Google e concluir todo o procedimento. Podes ainda transferir dados ligando dois equipamentos através de um cabo ou por wi-fi. Para isto acontecer, no ecrã escolhe a opção “Usar o outro dispositivo” e depois clica em “Seguinte” e segue as instruções;
- - Após a conclusão da configuração, podes encontrar as tuas fotografias na Google Fotos, os contactos na app dos Contactos e os eventos do calendário na aplicação do Calendário;
- - Quanto às restantes aplicações que estavas a usar no equipamento Apple, terás de fazer o download a partir da Google Play Store para o novo equipamento. Nota que as aplicações pagas terão de ser compradas de novo.
Como vês, há várias formas de transferir dados, informações e conteúdos do antigo telemóvel para um novo. Pode demorar algum tempo, mas tudo depende do que queres transferir.
Como apagar dados do telemóvel antigo?
Este também é um ponto muito discutido dado que ao teres um novo smartphone, a pergunta que geralmente se faz é: o que vou fazer com o equipamento antigo? Guardá-lo na gaveta, vender ou dar a outra pessoa. Antes de optares por este último ponto, lembra-te de apagar todos os teus dados, informações e conteúdos para que nada fique comprometido.
Para apagar dados num equipamento Apple, deves aceder às Definições > Geral > Transferir ou repor o iPhone > Apagar conteúdo e definições.
Já num equipamento Android, o procedimento começa igualmente com o acesso às Definições > Sobre o telemóvel > Reposição de fábrica > Apagar todos os dados.
Reforçamos o facto de se tratar de um processo que elimina dados de forma definitiva, portanto deves verificar sempre que copiaste ou guardaste tudo aquilo que querias.

Foram hoje apresentados novos regulamentos que pretendem definir a atividade em Portugal. Evite dissabores na hora de pilotar.

A iServices tem o guia completo e atualizado de todos os passos que deves seguir para transferir o teu eSIM de um Smartphone Android para o iPhone.

O teu smartphone está a ficar lento? Sugerimos algumas dicas rápidas, simples e fáceis para tornar o teu telemóvel mais rápido.
