Como transferir dados de um telemóvel para outro?
Fazer a transferência de dados de um smartphone para outro não é um bicho de sete cabeças. No blog da iServices vamos explicar-te como se faz, porém o processo difere de Android para Apple.
Se estás a pensar trocar de telemóvel, não tens de dizer adeus a todos os teus dados guardados no telemóvel antigo. Bem sabemos que tens várias fotografias, vídeos, contactos, mensagens ou aplicações que não podem ficar para trás. E como tal, estes dados e informações devem e podem ser transferidos para o teu novo smartphone.
A transferência de dados entre telemóveis não é um processo complicado, mas há algumas diferenças entre quem usa um Android ou um iPhone.
O que fazer antes da transferência de dados?
Para começar deves fazer uma cópia de segurança online de todo o conteúdo do teu telemóvel antigo. E podes usar um serviço de cloud, como por exemplo a iCloud para equipamentos da Apple, Google Drive ou Google One, para quem usar um smartphone Android. Trata-se de uma prática que deves adotar sempre. Inclusive podes configurar cópias de segurança automática, que te podem “salvar” caso percas ou tenhas um acidente com o telemóvel.
Atenção que deves manter o cartão SIM no telemóvel antigo até à conclusão da configuração. Isto porque podes precisar de obter um código por mensagem ou fazer uma autenticação.
Os acessos às tuas contas (palavras-passe e nomes associados) são transferidos automaticamente para o novo telemóvel, mas, e por cautela, anota esses dados para não correres o risco de os perderes. Uma boa ideia para o efeito, é usares um gestor de palavras-passe.
Por fim, vê se tens espaço suficiente no novo telemóvel para guardar os dados que vais transferir e não te esqueças de ligar os dois telemóveis ao mesmo wi-fi. E claro, garante que os dois telemóveis têm bateria para todo este processo.
Como transferir dados entre telemóveis?
Há 4 cenários na migração de dados, e são eles: de android para android, de android para Apple, Apple para Apple e Apple para Android.
Android para Android
Os telemóveis Android têm um detalhe no início de todo o processo da transferência de dados, que permite configurar o smartphone do zero ou copiar Apps e dados do telemóvel antigo, seja ele Android ou Apple, bastando seguir o procedimento indicado.
Caso não tenhas o telemóvel antigo, podes transferir todos os teus através de uma cópia de segurança. Para tal, precisas de ter a tua Google Drive ou Google One associada. Para fazer isto, tens de selecionar a opção “Não é possível usar o outro dispositivo?” e fazer login com a tua conta Google.
Por sua vez, o teu novo telemóvel pode também usar uma App pré-instalada para a transferência de dados. Por exemplo, a Huawei usa a aplicação Phone Clone e a Samsung tem a Smart Switch.
Android para Apple
Para fazer a transferência de dados de um telemóvel Android para um iPhone, deves ter em atenção aos seguintes passos:
- - No telemóvel antigo, fazer o download da aplicação “Migrar para iOS”;
- - Ligar o iPhone e iniciar a configuração; No ecrã de Início rápido, toca em “Configurar sem outro dispositivo” e segue as instruções;
- - No ecrã “Transferir aplicações e dados”, seleciona a opção “De um dispositivo Android”;
- - Volta ao Android e abre a App “Migrar para iOS” e permite que esta aceda a todos os teus dados;
- - Agora no teu novo iPhone, vai ser gerado um código para colocar no telemóvel Android. Depois de colocares o código no Android, deves ligá-lo à rede wi-fi que foi criada temporariamente pelo iPhone.
- - No Android, seleciona os dados que queres transferir e clica em “Continuar”;
- - Após a conclusão da migração de dados, finaliza a configuração do iPhone;
- - Depois só tens de criar e/ou iniciar sessão com a conta ID Apple, o iOS vai transferir todas as aplicações gratuitas que tinhas no Android. Já as pagas terão de ser compradas novamente.
Apple para Apple
Entre equipamentos Apple, todo o processo é bastante simples e deves seguir os seguintes passos:
- - No equipamento antigo, começa por fazer uma cópia de segurança;
- - Depois liga o novo iPhone e segue as instruções no ecrã para iniciar. Primeiro terás de configurar a partir do zero ou transferir as aplicações e dados, o que pode ser feito a partir da cópia de segurança que está na iCloud;
- - Será então solicitado que aproximes o iPhone antigo do novo para começares o processo de transferência;
- - Segue as instruções que surgirem no ecrã para serem transferidos os dados e informações bem como as configurações do equipamento antigo.
- - Mantém sempre os equipamentos próximos durante toda a migração. Por fim, todas as Apps do telemóvel antigo serão descarregadas para o novo iPhone.
Apple para Android
O processo que será explicado neste ponto não possibilita a transferência de mensagens de textos e de dados de outras Apps:
- - Começa por fazer o download da App Google Drive ou Google One para o teu iPhone;
- - Faz login ou inicia a conta Google que vais usar no teu novo smartphone Android;
- - Depois na App, acede às definições e seleciona “Cópia de segurança” ou “Definições de sincronização”;
- - Vais começar a sincronizar fotos, vídeos, contatos e calendários. Será um processo que vai demorar algum tempo e que varia consoante a quantidade de fotos e vídeos que tiveres guardados;
- - Podes também optar por ligar o teu novo telemóvel Android e seguir as instruções de configuração para copiares todos os dados. Para tal, basta escolheres a opção “Não é possível usar outro dispositivo?” e iniciar sessão na tua conta Google e concluir todo o procedimento. Podes ainda transferir dados ligando dois equipamentos através de um cabo ou por wi-fi. Para isto acontecer, no ecrã escolhe a opção “Usar o outro dispositivo” e depois clica em “Seguinte” e segue as instruções;
- - Após a conclusão da configuração, podes encontrar as tuas fotografias na Google Fotos, os contactos na app dos Contactos e os eventos do calendário na aplicação do Calendário;
- - Quanto às restantes aplicações que estavas a usar no equipamento Apple, terás de fazer o download a partir da Google Play Store para o novo equipamento. Nota que as aplicações pagas terão de ser compradas de novo.
Como vês, há várias formas de transferir dados, informações e conteúdos do antigo telemóvel para um novo. Pode demorar algum tempo, mas tudo depende do que queres transferir.
Como apagar dados do telemóvel antigo?
Este também é um ponto muito discutido dado que ao teres um novo smartphone, a pergunta que geralmente se faz é: o que vou fazer com o equipamento antigo? Guardá-lo na gaveta, vender ou dar a outra pessoa. Antes de optares por este último ponto, lembra-te de apagar todos os teus dados, informações e conteúdos para que nada fique comprometido.
Para apagar dados num equipamento Apple, deves aceder às Definições > Geral > Transferir ou repor o iPhone > Apagar conteúdo e definições.
Já num equipamento Android, o procedimento começa igualmente com o acesso às Definições > Sobre o telemóvel > Reposição de fábrica > Apagar todos os dados.
Reforçamos o facto de se tratar de um processo que elimina dados de forma definitiva, portanto deves verificar sempre que copiaste ou guardaste tudo aquilo que querias.
Conecte-se
Com lançamento do iOS 10, a Apple disponibilizou aos programadores a possibilidade de começarem a utilizar a assistente pessoal dentro das suas próprias aplicações, graças ao SiriKit.
O Samsung S24 Ultra é o primeiro smartphone a usar a inteligência artificial com o auxílio do processador da Qualcomm e tem tudo para ser o telemóvel do ano.
Uma incrível descoberta revela que o Smartphone vai conseguir, em breve, substituir o PC graça à atualização para o Android 15 que terá o modo de desktop.