Como prolongar a vida da bateria MacBook

Como prolongar a vida da bateria MacBook

06/10/2021 - 11:09 - Vânia Guerreiro, Marketing e Comunicação
bateria-macbook

Em qualquer equipamento, há componentes que merecem cuidados especiais e a bateria MacBook é um deles. Neste artigo, analisamos algumas causas que podem levar ao seu desgaste precoce e damos dicas preciosas para prolongar a sua utilização sem necessidade de a substituir de 6 em 6 meses.

Um MacBook, qualquer que seja o modelo, permite dar largas à sua criatividade em projetos inovadores e trabalhar muitas horas seguidas em qualquer lugar, graças à sua portabilidade e tecnologia de última geração. Dotado de enorme potência e rapidez, placas gráficas de alta qualidade, grande autonomia e capacidade de armazenamento, é sem sombra de dúvida um portátil dirigido aos profissionais mais exigentes.

Porém, dependendo do uso que lhe é dado e da própria configuração do computador, a bateria pode revelar alguns problemas, se não tomar certas precauções. Assim, é importante investir na manutenção preventiva do seu MacBook.

6 formas de poupar a bateria MacBook

  • Estar atento ao ícone de percentagem de bateria
  • Usar o Economizador de Energia, com dicas úteis de poupança
  • Ligar à tomada quando carregar outros dispositivos com USB
  • Otimizar as configurações a nível de brilho, wi-fi e aplicativos
  • Desligar todas os programas e discos externos que não estão a ser usados
  • Manter o software atualizado

A utilização continuada do Mac sem carregamento na tomada, os programas que mais consomem energia como os de modelagem ou edição de vídeo e a acumulação de arquivos muito pesados podem provocar alguns problemas de desempenho da bateria. Acontece, por exemplo, o portátil ficar lento a responder, encerrar inesperadamente, não abrir certas aplicações ou descarregar de repente.

Sendo o MacBook conhecido pela sua rapidez e desempenho, estas situações revelam-se bastante frustrantes, especialmente quando existe um deadline para cumprir. É preciso identificar a fonte do problema e avaliar se é possível ao próprio utilizador corrigir o que se passa. Imaginemos que a bateria não está a carregar corretamente ou que o MacBook desliga sem razão aparente. Experimente, antes de mais, fazer os testes de diagnóstico integrados aconselhados pela Apple e veja que problemas foram detetados. Por vezes, estas questões resolvem-se com algo tão simples como reiniciar o computador, esperar o carregamento do MacOS e reiniciar novamente. Esta redefinição do System Management Controller (SMC) regula o carregamento da bateria e modo de hibernação, entre outros processos.

Também pode acontecer que seja apenas preciso atualizar um software em particular ou remover uma App mal instalada. Limpar espaço na drive, retirar pastas do desktop e ter menos tabs abertas ao mesmo tempo também são ações que ajudam a poupar bateria. Experimente ainda desligar o Bluetooth ou verificar o estado dos cabos ou dos portais USB.

Na verdade, basta um deles estar danificado para originar problemas de funcionamento no portátil. Nos casos mais graves em que o MacBook não liga de todo, sobreaquece ou faz ruídos estranhos sem explicação ou em que a bateria apresenta sistematicamente mau desempenho, não vale a pena desesperar e começar a bater com ele nas paredes! Antes de correr à loja para comprar um novo, aconselhamos a que se dirija a um centro de reparações com técnicos certificados da marca.

A iServices faz o diagnóstico gratuito e sem compromisso de todos os tipos de aparelho e efetua a reparação na hora, seja um problema de bateria, seja de quaisquer outros componentes.

Autentique-se para comentar

Conecte-se